MPAM identifica imóveis rurais irregulares em cinco parques estaduais de proteção integral no Amazonas

MPAM identifica imóveis rurais irregulares em cinco parques estaduais de proteção integral no Amazonas

Uma análise realizada pelo Ministério Público do Amazonas (MPAM) apontou a existência de imóveis rurais irregulares em cinco dos sete parques estaduais de proteção integral no estado. As irregularidades foram encontradas nos parques Serra do Aracá (em Barcelos), Guariba (Novo Aripuanã), Matupiri (Manicoré e Borba), Rio Negro (Novo Airão) e Sucunduri (Apuí).

O levantamento foi feito com base em dados do Cadastro Ambiental Rural (CAR), sistema administrado pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), e conduzido pelo Centro de Apoio Operacional de Proteção ao Meio Ambiente, Patrimônio Histórico e Urbanismo (CAO-MAPH-URB) do MPAM.

Dos sete parques analisados, apenas os do Rio Negro e Sumaúma, ambos localizados em Manaus, não apresentaram registros irregulares.

Mapas para atuação das Promotorias

Para apoiar o trabalho das Promotorias de Justiça com atuação ambiental, o MPAM elaborou mapas informativos detalhando as áreas afetadas e os encaminhou às comarcas onde estão localizados os parques. O objetivo é subsidiar ações de responsabilização e medidas corretivas contra os responsáveis pelos imóveis irregulares.

O Ministério Público ressaltou que a ocupação irregular dentro de unidades de conservação compromete a integridade ambiental desses territórios, além de gerar impactos negativos à fauna, à flora e aos recursos naturais.

Expansão do monitoramento

Segundo o promotor de Justiça Carlos Sérgio Edwards de Freitas, coordenador do CAO-MAPH-URB, a iniciativa faz parte de uma estratégia institucional para fortalecer a atuação ambiental no Amazonas.

A análise seguirá com a ampliação da checagem para outras categorias de unidades de conservação e áreas de interesse ambiental, visando coibir usos indevidos e sobreposições de propriedades rurais em territórios protegidos”, afirmou o promotor.

Com informações da Assessoria de Comunicação Social do MPAM

Leia mais

TJAM definirá se ter respondido a ação penal pressupõe perfil de inidoneidade moral para a PMAM

Câmaras Reunidas julgarão apelação que questiona exclusão de candidato com base em processo criminal sem condenação definitiva. Com a posição de que a eliminação não...

TJAM analisa legalidade de exigência de barra fixa para mulheres em concurso da Guarda Municipal

TJAM analisa legalidade de exigência de barra fixa para mulheres em concurso da Guarda MunicipalEstá em pauta no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM)...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

TJAM definirá se ter respondido a ação penal pressupõe perfil de inidoneidade moral para a PMAM

Câmaras Reunidas julgarão apelação que questiona exclusão de candidato com base em processo criminal sem condenação definitiva. Com a posição...

TJAM analisa legalidade de exigência de barra fixa para mulheres em concurso da Guarda Municipal

TJAM analisa legalidade de exigência de barra fixa para mulheres em concurso da Guarda MunicipalEstá em pauta no Tribunal...

Juros e correção da multa por improbidade começam na data do ato ilícito, ainda que reconhecido depois

A Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) definiu que os juros de mora e a correção monetária...

Fiança bancária, quando ofertada pelo devedor, suspende cobrança de créditos não tributários

A apresentação de fiança bancária ou seguro garantia — desde que no valor do débito atualizado e acrescido de...