STF e Corte Constitucional da Colômbia firmam acordo para cooperação em estudos constitucionais

STF e Corte Constitucional da Colômbia firmam acordo para cooperação em estudos constitucionais

Os presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, e da Corte Constitucional da Colômbia, Jorge Enrique Ibáñez Najar, assinaram nessa quinta-feira (20) um Memorando de Entendimento para aprofundar a cooperação acadêmica e institucional em temas ligados ao direito constitucional e aos direitos fundamentais.

A solenidade de assinatura ocorreu na Embaixada do Brasil na Costa Rica e contou com a presença da ministra Cármen Lúcia, presidente do Tribunal Superior Eleitoral, da presidente e do vice-presidente da Corte Interamericana de Direitos Humanos (Corte IDH), Nancy Hernández López e Rodrigo Mudrovitsch, e do professor Fernando Scaff, diretor do Centro de Estudos Constitucionais (CESTF).

O ministro Fachin está em San José, capital costarriquenha, para participar da Conferência Internacional “Desafios Atuais para a Democracia no Estado de Direito”, promovida pela Corte IDH.

Pesquisa e intercâmbio

O acordo estabelece a criação de projetos conjuntos de pesquisa, intercâmbio de pesquisadores e a realização de seminários, workshops e conferências voltados ao estudo comparado entre os dois países. Também prevê a publicação e divulgação de estudos produzidos em cooperação, além da formação de grupos de trabalho compostos por integrantes dos centros de estudos constitucionais das duas cortes.

O memorando não cria obrigações financeiras ou vínculos jurídicos entre as instituições, mas determina que ambas mantenham padrões elevados de ética e transparência, compartilhem informações públicas e elaborem anualmente um plano de trabalho comum. A vigência será de dois anos, com possibilidade de prorrogação. Todos os produtos gerados terão direitos autorais compartilhados e deverão trazer a identificação institucional das duas cortes.

Fonte: STF

Leia mais

Confira os locais onde serão aplicadas as provas do 26º Exame de Estágio em Direito do MPAM

Marcadas para o próximo domingo (23/11), das 8h às 12h, as provas do 26º Exame de Seleção para Estágio em Direito do Ministério Público...

Seguro contratado em separado e com vantagem ao cliente afasta tese de venda casada no Amazonas

Sentença do Juiz Thiago Milhomem de Souza Batista,  da 8ª Vara Federal do Juizado Especial Cível da Seção Judiciária do Amazonas julgou improcedente a...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Confira os locais onde serão aplicadas as provas do 26º Exame de Estágio em Direito do MPAM

Marcadas para o próximo domingo (23/11), das 8h às 12h, as provas do 26º Exame de Seleção para Estágio...

STF e Corte Constitucional da Colômbia firmam acordo para cooperação em estudos constitucionais

Os presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, e da Corte Constitucional da Colômbia, Jorge Enrique Ibáñez...

Justiça determina rescisão de contrato e indenização por venda de veículo com defeitos

O 1º Juizado Especial Cível, Criminal e da Fazenda Pública da Comarca de Parnamirim determinou a rescisão de um...

TJDFT condena de clínica por erro em procedimento estético

A 7ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) manteve decisão que condenou...