Projeto de Lei institui o selo “Amigo do Autista” em Manaus

Projeto de Lei institui o selo “Amigo do Autista” em Manaus

O vereador Rosivaldo Cordovil (PSDB) apresentou nesta segunda-feira (14/10), um projeto de lei que propõe a criação do selo “Amigo do Autista” em Manaus.

A iniciativa tem como objetivo promover a inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no mercado de trabalho e em estabelecimentos comerciais e públicos da cidade.

O projeto prevê uma série de adaptações para que empresas e instituições possam se adequar às necessidades de pessoas com TEA.

“Essa iniciativa é um passo importante para a inclusão de pessoas com TEA, garantindo mais oportunidades e um ambiente de trabalho mais acolhedor”, destacou.

Entre as exigências para a obtenção do selo estão a oferta de vagas específicas para autistas, a capacitação de funcionários para interagir com essas pessoas, a adaptação do ambiente de trabalho e a flexibilização de horários e tarefas.

As empresas também deverão adotar uma comunicação clara e objetiva, além de oferecer atendimento preferencial para pessoas com TEA.

De acordo com Cordovil, o selo tem o intuito de transformar a forma como o mercado de trabalho e os serviços públicos tratam as pessoas com autismo.

“Queremos que as empresas se tornem verdadeiros aliados na luta pela inclusão, recebendo incentivos fiscais e reconhecimentos por seus esforços”, complementou.

O projeto de lei ainda prevê a concessão de incentivos fiscais e outros benefícios para as empresas que aderirem à iniciativa e conquistarem o selo “Amigo do Autista”.

Fonte: Câmara Municipal de Manaus

Leia mais

Falta de água recorrente leva Águas de Manaus a ser condenada a pagar R$ 8 mil por danos morais

A empresa Águas de Manaus foi condenada ao pagamento de R$ 8 mil em danos morais a um consumidor que enfrentou interrupções contínuas e...

Recuperação Judicial não serve a exclusão de responsabilidade por danos causados ao consumidor

Estar em recuperação judicial não livra a empresa de indenizar o consumidor. A medida só suspende execuções e cobranças diretas, mas não impede que...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Paciente com sepse será indenizado após negativa de atendimento

Uma mulher diagnosticada com sepse e cetoacidose diabética teve o pedido de internação de emergência negado em um hospital...

Moraes rejeita pedido de prisão domiciliar humanitária a Bolsonaro

Em decisão publicada neste sábado, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes rejeitou o pedido feito pela defesa...

Advogado afirma que recorrerá da decisão que prendeu Bolsonaro

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro, diz - em nota - que a prisão preventiva decretada na manhã de...

Trabalhador deve ser indenizado por ter histórico profissional vazado após dispensa

A divulgação de informações que prejudiquem a imagem de um ex-empregado e dificultem sua recolocação no mercado de trabalho...