Codevasf lança Geoportal com informações sobre bacias hidrográficas

Codevasf lança Geoportal com informações sobre bacias hidrográficas

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) lançou uma ferramenta que disponibiliza indicadores geográficos e dados sobre bacias hidrográficas e municípios na área de atuação da empresa. O Geoportal Codevasf tem por meta dar suporte a iniciativas de desenvolvimento regional e de conhecimento de territórios e projetos da companhia. 

Por meio de informações, é possível obter orientação técnica de ações da Codevasf para análise de características específicas de cada estado e município e para identificação de oportunidades de desenvolvimento nas diferentes áreas de atuação da empresa. As informações estão disponíveis para outros órgãos de governo e para a sociedade.

“O usuário do Geoportal Codevasf poderá acessar dados sobre a realidade de determinado município em relação a segurança hídrica e esgotamento, por exemplo. No campo Dados Estatísticos é possível ter acesso a dados e indicadores socioeconômicos dos 2.675 municípios que se encontram na área de atuação da companhia, como Produto Interno Bruto dos Municípios (PIB-M), Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) e coeficiente de Gini, usado para medir a concentração de renda.

A composição desses indicadores sociais também está detalhada, o que facilita o entendimento e o uso dos dados”, informou a Codevasf.

Mais opções

Acrescentou que outras funcionalidades de geoinformação estão sendo desenvolvidas, como observatórios temáticos e geoserviços. Essas funcionalidades serão voltadas para a implementação de políticas públicas para o desenvolvimento regional sustentável, com foco na redução das desigualdades regionais nos 15 estados em que a companhia atua e no Distrito Federal.

No geoportal também estão disponíveis para consultas o Plano Diretor para o Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Planvasf), o Plano de Ação para o Desenvolvimento Integrado da Bacia do Parnaíba (Planap), os planos de nascentes de diversas bacias hidrográficas e os Cadernos de Caracterização, que disponibilizam informações sobre unidades da federação inseridas em novas áreas de atuação da Codevasf.

Com informações da Agência Brasil

Leia mais

Por negativação indevida de cliente, banco deve indenizar no Amazonas

O juiz Antônio Carlos Marinho Bezerra Júnior, do 12º Juizado Especial Cível de Manaus, condenou o Banco do Brasil S.A. ao pagamento de indenização...

TJAM: Motocicleta vendida com defeitos ocultos leva revendedora e concessionária a indenizar

Quando o defeito do produto não é aparente no momento da compra, a lei protege o consumidor, permitindo-lhe desfazer o negócio ou reaver o...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

TRF3 mantém direito de haitianos à solicitação de refúgio

A Quarta Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) confirmou, por unanimidade, o direito de três cidadãos...

Indústria de alimentos é condenada pela 7ª Turma por transferir risco do negócio à trabalhadora

Uma indústria de alimentos de Colombo, cidade na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), foi condenada a restituir os valores de comissões que...

Semelhança parcial de nomes não é suficiente para impedir uso de marca, decide TJ-SC

A 6ª Câmara de Direito Comercial do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) manteve a sentença da comarca...

STJ decide que posar para foto com celular na prisão não configura falta grave

A conduta de posar para fotografia, por si só, não configura o uso ativo do aparelho celular dentro da...