Tribunal Pleno aprova instalação de 4.ª Turma Recursal do Estado do Amazonas

Tribunal Pleno aprova instalação de 4.ª Turma Recursal do Estado do Amazonas

Os desembargadores que compõem o Pleno do Tribunal de Justiça do Amazonas aprovaram na sessão de terça-feira (16/05), por unanimidade, a instalação da 4.ª Turma Recursal dos Juizados Especiais do Estado do Amazonas.

Esta nova Turma Recursal terá competência exclusiva para processar e julgar Mandados de Segurança impetrados e recursos interpostos contra as decisões proferidas pelos juízes dos Juizados Especiais da Fazenda Pública Estadual e Municipal.

A Turma Recursal dos Juizados da Fazenda Pública já havia sido criada por meio da Lei Complementar n.° 222/2021 e sua instalação foi proposta pelo desembargador José Hamilton Saraiva dos Santos, coordenador-geral dos Juizados Especiais do Amazonas, diante do aumento da distribuição de recursos no âmbito dos Juizados Especiais.

A decisão foi tomada uma semana após o plenário aprovar a extinção do Conselho da Magistratura, cuja estrutura será destinada aos serviços a serem instalados, com a 2.ª Secretaria das Turmas Recursais, que atenderá a 3.ª e a 4.ª Turmas Recursais. A atual secretaria será denominada 1.ª Secretaria das Turmas Recursais e atenderá a 1.ª e a 2.ª Turmas Recursais.

Assim como os outros três colegiados, a 4.ª Turma Recursal será composta de quatro juízes togados de segunda entrância, preferencialmente integrantes do sistema dos Juizados Especiais, designados por ato do presidente do Tribunal de Justiça, após escolha pelo Tribunal Pleno, para mandato de dois anos, sendo vedada a recondução (exceto se não houver outro juiz na área de competência da Turma Recursal, observados os demais requisitos legais).

Depois de sua instalação, os processos de competência da 4.ª Turma Recursal que estiverem em tramitação nas outras turmas serão redistribuídos para o novo colegiado, exceto se já houver pedido de data para julgamento ou tenha iniciado o julgamento virtual, situação em o recurso ou a ação permanecerá sob competência da Turma Recursal a que tiver sido distribuído até o trânsito em julgado.

Com informações do TJAM

Leia mais

Formas no flagrante não cumpridas por Delegados pode gerar apuração funcional, adverte MPAM

Recomendação Ministerial nº 0001/2025 impõe padronização na lavratura do Auto de Prisão em Flagrante e reforça dever de motivação, autenticidade e preservação da prova. O...

Beto Simonetti alerta para golpe do falso advogado e reforça campanha nacional de prevenção

Em entrevista ao Jornal Nacional, Beto Simonetti destacou o aumento das denúncias e orientou a população a confirmar a identidade de advogados pelo site...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Defesa de Bolsonaro usa voto de Fux para tentar reduzir pena no STF

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) recorreu nesta segunda-feira (27) contra a condenação imposta pela Primeira Turma do...

Formas no flagrante não cumpridas por Delegados pode gerar apuração funcional, adverte MPAM

Recomendação Ministerial nº 0001/2025 impõe padronização na lavratura do Auto de Prisão em Flagrante e reforça dever de motivação,...

Funcionário de ótica tem garantido direito de exercer profissão

A 13ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) manteve decisão da Comarca de Extrema, no...

STJ: No Tribunal do Júri réu deve ter garantias que assegurem a presunção de inocência

Em uma série de precedentes recentes, o Superior Tribunal de Justiça tem reafirmado a necessidade de que o réu...