Se prescrita a pena em crimes de trânsito, prescreve também a proibição de dirigir, fixa TJAM

Se prescrita a pena em crimes de trânsito, prescreve também a proibição de dirigir, fixa TJAM

Edinaldo Gurgel dos Santos teve contra si, nos autos de ação penal nº 0207085-14.2013.8.04.0001, sentença que o condenou pela prática de dirigir veiculo automotor sob efeito de bebida alcoólica que foi lançada pela juízo da Vara Especializada de Crimes de Trânsito. Não obstante, ao apelar, por meio da Defensoria Pública do Estado do Amazonas, reconheceu-se a incidência da prescrição da pretensão punitiva, na modalidade retroativa, na forma dos artigo 110,§ 1º combinado com o artigo 109, Inciso VI, ambos do Código Penal Brasileiro. Foi Relatora Vânia Maria Marques Marinho.

Nos termos do Código Penal, prescrevem em 03(três) anos o crime se o máximo da pena é inferior a 01(um) ano, o que correspondeu à situação fática do recorrente, face a condenação em concreto não ultrapassar a quantidade da pena aplicada, inferior a 1 ano, por ocasião da condenação. 

Daí que, entre a data do recebimento da denúncia, após o lançamento da sentença penal condenatória, com trânsito em julgado para a acusação, a prescrição fora regulada pena pena em concreto, o que permitiu, em segundo grau. a declaração da extinção da punibilidade. 

Na hipótese, fora também tornado sem efeito a pena acessória de suspensão da habilitação para dirigir veiculo automotor. “Sendo a pena de suspensão da habilitação para dirigir espécie de pena restritiva de direitos, aplica-se o mesmo prazo da prescrição previsto para a pena privativa de liberdade aplicada ao caso concreto, nos termos do parágrafo único do artigo 109 do Código Penal”, arrematou o julgado.

Leia o acódão:

RECURSO DE APELAÇÃO CONHECIDO E PROVIDO. DECLARADA A EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE DO APELANTE, EM VIRTUDE DA OCORRÊNCIA DA PRESCRIÇÃO RETROATIVA DA PRETENSÃO PUNITIVA ESTATAL.. DECISÃO: “ PENAL E PROCESSO PENAL. APELAÇÃO CRIMINAL. EMBRIAGUEZ AO VOLANTE. ART. 306 DO CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO. PRESCRIÇÃO DA PRETENSÃO PUNITIVA. MODALIDADE RETROATIVA. ART. 110, § 1.º, C/C ART. 109, INCISO VI, AMBOS DA LEI SUBSTANTIVA PENAL. OCORRÊNCIA. EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE NOS TERMOS DO ART. 107, INCISO IV DO CP. RECURSO CONHECIDO E PROVIDO.(TJ-AM 0207085-14.2013.8.04.0001 – Apelação Criminal, Vara Especializada de Crimes de Trânsito, Relator: Vânia Maria Marques Marinho. Revisor: José Hamilton Saraiva dos Santos)

Leia mais

Sem transparência ao cliente, juros capitalizados são indevidos e podem quitar dívidas, diz Justiça

A ausência de pactuação expressa e clara da capitalização de juros impede sua cobrança, ainda que se trate de contrato bancário. Com esse fundamento...

STJ: mesmo absolvido do crime, servidor demitido não se beneficia só sob prescrição administrativa

Quando uma infração disciplinar também constitui crime, o prazo prescricional que deve reger o processo administrativo pode ser expresso em duas variantes: o da...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Sem transparência ao cliente, juros capitalizados são indevidos e podem quitar dívidas, diz Justiça

A ausência de pactuação expressa e clara da capitalização de juros impede sua cobrança, ainda que se trate de...

Justiça mantém condenação por abuso sexual contra animal doméstico

A 2ª Turma Criminal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) manteve a condenação de...

Erro de banco público em nomeação de candidata de concurso gera direito a indenização, decide TRT4

Uma escriturária nomeada em concurso por um banco público e dispensada cinco meses após a posse, em razão de...

TJRS mantém decisão que exclui pai da herança do filho por abandono material e afetivo

A 1ª Câmara Especial Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) manteve, por unanimidade, sentença...