BC prevê novo número de meta de inflação em junho e alerta para riscos fiscais

BC prevê novo número de meta de inflação em junho e alerta para riscos fiscais

O Banco Central projeta que a inflação acumulada em 12 meses seguirá acima do teto da meta até junho, configurando um novo descumprimento sob o regime de metas contínuas. Na ata do Comitê de Política Monetária (Copom), divulgada nesta terça-feira (4), o colegiado apontou o câmbio depreciado, a alta dos preços dos alimentos e fatores climáticos como principais fontes de pressão inflacionária.

O documento também reforçou a necessidade de disciplina fiscal e alertou para os riscos da expansão do crédito sobre a política monetária.

No cenário externo, a conjuntura segue desafiadora, especialmente devido à política econômica dos Estados Unidos, o que aumenta as incertezas sobre o ritmo da desaceleração, da desinflação e, consequentemente, sobre a postura do Federal Reserve (Fed). Os bancos centrais das principais economias continuam empenhados em promover a convergência da inflação para suas metas, em um ambiente ainda marcado por pressões no mercado de trabalho. Diante disso, o Copom avalia que o cenário global exige cautela por parte dos países emergentes.

No contexto doméstico, tanto a inflação cheia quanto as medidas subjacentes permanecem acima da meta e voltaram a apresentar alta nas divulgações mais recentes. Além disso, as expectativas de inflação para 2025 e 2026, apuradas pela pesquisa Focus, aumentaram significativamente, situando-se em 5,5% e 4,2%, respectivamente.

O Copom ressalta que o cenário atual é caracterizado por uma desancoragem adicional das expectativas de inflação, elevação das projeções inflacionárias, resiliência da atividade econômica e pressões no mercado de trabalho. Esse ambiente exige uma política monetária mais contracionista.

Diante desse quadro, o Comitê decidiu elevar a taxa básica de juros em 1,00 ponto percentual, para 13,25% ao ano. O Copom considera que essa decisão é compatível com a estratégia de convergência da inflação para o centro da meta ao longo do horizonte relevante. Além disso, sem prejuízo do objetivo fundamental de assegurar a estabilidade dos preços, a decisão também visa suavizar as flutuações do nível de atividade econômica e fomentar o pleno emprego.

O Comitê antevê, caso o cenário projetado se confirme, um novo ajuste de mesma magnitude na próxima reunião. No entanto, destaca que a extensão total do ciclo de aperto monetário dependerá da evolução da inflação, especialmente dos componentes mais sensíveis à atividade econômica e à política monetária, das projeções e expectativas inflacionárias, do hiato do produto e do balanço de riscos.

Leia mais

MPAM investiga possível supervalorização nos contratos de compra de medicamentos em Maraã

Promotoria determinou que prefeitura e Secretaria de Saúde enviem relatório detalhado dos contratos firmados nos últimos 12 mesesPara apurar a legalidade, o custo-benefício e...

TJAM aplica suspensão a titular de cartório por descumprimento de normas correcionais

A Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas aplicou pena de suspensão de 90 dias ao titular do 9.º Ofício de Registro Civil de Pessoas Naturais...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

MPAM investiga possível supervalorização nos contratos de compra de medicamentos em Maraã

Promotoria determinou que prefeitura e Secretaria de Saúde enviem relatório detalhado dos contratos firmados nos últimos 12 mesesPara apurar...

Bem oferecido como garantia não tem proteção de impenhorabilidade, confirma TJSC

A 6ª Câmara Comercial do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) confirmou decisão que negou a suspensão da...

Ministro do STF autoriza Lira a visitar Bolsonaro em Brasília

O ministro Alexandre de Moraes (foto), do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta segunda-feira (1°), em Brasília, o deputado...

STJ: execução de multa criminal não se submete à lógica de economia processual fiscal

A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça decidiu, por unanimidade, que a execução de pena de multa ajuizada...