Justiça Itinerante do TJAM realiza atendimentos a indígenas que vivem em comunidades de Manaus

Justiça Itinerante do TJAM realiza atendimentos a indígenas que vivem em comunidades de Manaus

Reforçando a garantia dos direitos dos povos originários, o Tribunal de Justiça do Amazonas, por meio do Núcleo da Justiça Itinerante, iniciou na segunda-feira (08/07) uma programação de atendimentos a comunidades indígenas de Manaus. A ação começou pela Comunidade Yawarete Ipixuna, no bairro Gilberto Mestrinho, na zona Leste da capital, onde as pessoas beneficiadas destacaram a satisfação em incluir a etnia a que pertencem em seus documentos.

A Comunidade Yawarete Ipixuna é considerada pelos moradores como uma comunidade multiétnica por abrigar pessoas de nove povos diferentes: Sateré Mawé, Kokama, Apurinã, Munduruku, Ticuna, Baré, Mura, Desana e Tukano.

Entre os beneficiados da ação de segunda-feira estão famílias como a do casal Jhone Marcos Rodrigues Curico, 38, e Maira Lenice Bezerra Curico, 33, que aproveitaram a oportunidade para obter o encaminhamento da Justiça que lhes permitirá incluir nas suas certidões de nascimento e dos seus quatro filhos a averbação informando que pertencem à etnia Kokama.

A solicitação para que esses serviços fossem realizados pela Justiça Itinerante foi feita ao TJAM, pela Coordenação dos Povos Indígenas de Manaus e Entornos (Copime), durante o Registre-se 2024, realizado em maio deste ano. De acordo com a Coordenadora da Comissão de Terra e Moradia da Copime, Marcelly Munduruku, há uma alta demanda de pessoas em comunidades indígenas que vão ter acesso facilitado aos serviços por meio desta ação.

Programação

O subcoordenador do Núcleo da Justiça Itinerante do TJAM, Ribamar Martins, explicou que os atendimentos da Justiça Itinerante voltados aos povos indígenas na capital seguem durante toda esta semana. Nesta terça-feira, (09/07), na comunidade Kairiku Apurinã, bairro Mauazinho. Na quarta-feira (10/07), na Associação Indígena Unidos das Etnias – AIUE, bairro Tarumã (Conjunto Cidadão 10). Quinta-feira (11/07), na Associação dos Índios Mundurukus de Manaus – AIMM, Comunidade Alfredo Nascimento. Encerrando os atendimentos na sexta-feira (12/07) será a vez da comunidade: Uirapuru, no bairro Redenção.

Em todas as localidades, reforça o servidor do TJAM, serão ofertados os serviços que integram o atendimento rotineiro da Justiça Itinerante, como aqueles relacionados à área dos Juizados Especiais, além do encaminhamento para emissão gratuita de 2.ª via de certidão de registro civil e também de retificação de registros.

Fonte: TJAM

Leia mais

Benjamin Constant e Rio Preto da Eva terão sedes próprias do Ministério Público do Amazonas

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) dará um passo significativo para o fortalecimento da sua presença no interior. Os municípios de Benjamin...

Motorista embriagado que causou morte é condenado a mais de 10 de prisão em Manaus

Manoel Benvindo Pinheiro Neto foi condenado a 10 anos e 6 meses de reclusão pelos crimes de homicídio simples e condução de veículo automotor...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Homem é condenado a 18 anos por feminicídio após discussão sobre horário de chegada da companheira

Um homem que matou a companheira em Patrocínio Paulista foi condenado a 18 anos de prisão em regime inicial...

Idoso é condenado a mais de 18 anos por estupro de vulnerável e ameaça

O réu também foi sentenciado a pagar R$ 5 mil à vítima a título de danos morais. A menina...

Justiça condena homem por ataque a residência durante festa de fim de ano

Jurados reconheceram qualificadoras de perigo comum e impossibilidade de defesa da vítima na tentativa de homicídio, conforme sustentou o...

Anvisa proíbe anel que permite medir glicose sem picada de agulha

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu o uso de alguns medidores de glicose sem o uso de...