CGU participa de Operação Ypervoli para derrubar esquema de fraude no Distrito Federal

CGU participa de Operação Ypervoli para derrubar esquema de fraude no Distrito Federal

A Controladoria-Geral da União (CGU) participa da Operação Ypervoli. O trabalho é realizado em parceria com a Polícia Federal (PF). O objetivo é desmantelar uma organização criminosa responsável por crimes de fraude à licitação, desvios de recursos públicos e lavagem de dinheiro, que atua em cidades da região do entorno do Distrito Federal (DF).

Investigações

As investigações foram iniciadas a partir de uma notícia-crime protocolada junto à Polícia Federal, a qual indicava uso indevido de recursos públicos, incluindo suspeitas de ilegalidades na gestão da saúde municipal, em serviços de manutenção e de locação de equipamentos, e nas contratações públicas de obras no município.

As diligências realizadas pela PF e a auditoria efetuada pela CGU permitiram a identificação de indícios de fraude ao caráter competitivo da licitação em mais de 100 contratos, cujos valores ultrapassam sessenta e cinco milhões de reais.

Impacto social

Os fatos investigados afetam diretamente a execução das políticas de saúde na região do entorno do Distrito Federal, tendo em vista que os recursos desviados poderiam ser utilizados para ampliar o atendimento da população. Segundo dados do censo 2022, o crescimento do entorno superou o de Brasília, entretanto, a oferta de serviços públicos à população não acompanhou tal crescimento.

Diligências

A Operação Ypervoli consiste no cumprimento de vinte e sete mandados de busca e apreensão no Distrito Federal e Goiás, além de um mandado de prisão preventiva e oito mandados referentes a medidas cautelares diversas da prisão, todos expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região. O trabalho conta com a participação de dez auditores da CGU e cerca de 114 policiais federais.

Os suspeitos devem responder pelos crimes de peculato, corrupção ativa e passiva, fraudes a licitação, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Denúncias

A CGU, por meio da Ouvidoria-Geral da União, mantém a plataforma Fala.BR para o recebimento de denúncias. Quem tiver informações sobre esta operação ou sobre quaisquer outras irregularidades, pode enviá-las por meio de formulário eletrônico. A denúncia pode ser anônima, para isso, basta escolher a opção “Não identificado”.

O cadastro deve seguir, ainda, as seguintes orientações: No campo “Sobre qual assunto você quer falar”, basta marcar a opção “Operações CGU”; e no campo “Fale aqui”, coloque o nome da operação e a Unidade da Federação na qual ela foi deflagrada.

Leia mais

Caso Benício: inquérito apura três linhas de falha – prescrição, execução ou sistema hospitalar

Apesar do salvo-conduto concedido pelo Tribunal de Justiça do Amazonas ter barrado a prisão preventiva da médica Juliana Brasil Santos e afastado a possibilidade...

STJ: registro de indiciamento deve ser cancelado quando as provas que o sustentam são declaradas nulas

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça fixou, por maioria, um entendimento com impacto direto na vida de investigados: se as provas que...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Não basta a restrição com tranca: Empresa deve indenizar trabalhadora obrigada a usar banheiro masculino

A reparação por dano moral, em casos de violação à dignidade no ambiente de trabalho, não se afasta com...

Percorreu quilômetros para ameaçar a ex: personal trainer é preso por descumprir medida protetiva

O descumprimento de medida protetiva prevista na Lei Maria da Penha continua sendo um dos instrumentos que mais justificam...

Comissão aprova ampliação de transparência e controle social sobre a qualidade do transporte público

A Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que amplia a transparência e a...

Dano hipotético não gera indenização por danos morais, decide TRT-15

A 6ª Câmara do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região negou a um trabalhador da construção civil o...