UEA quer suspensão de liminar que concedeu colação de grau a aluno de medicina

UEA quer suspensão de liminar que concedeu colação de grau a aluno de medicina

A Universidade do Estado do Amazonas pediu ao Tribunal de Justiça a suspensão de uma liminar a favor de um estudante de medicina concedida pelo juiz Jânio Tutumu Takeda, no Juízo de Carauari, interior do Estado. O juiz determinou que se mantenha o aproveitamento de disciplinas a fim de que o estudante venha a colar grau no curso de medicina. A UEA entende como incorreta a decisão do magistrado, ao ter concedido a liminar por dois motivos: ¹as disciplinas não teriam sido cursadas pelo estudante; ²o mesmo pedido havia sido requerido e indeferido em Manaus, ante a Vara da Fazenda Pública. O Desembargador Yedo Simões, determinou a manifestação do interessado M.R.P, no prazo legal. 

A Universidade do Estado do Amazonas defende que o Tribunal de Justiça conceda efeito suspensivo à decisão em trâmite na Comarca de Carauari, entendendo que o juízo não teria competência para apreciar o pedido, além de que, caso cumprida a liminar, imposta sob pena de multa diária, o aluno poderá prestar serviços médicos sem qualquer habilidade para o ato, pois não teria concluído várias disciplinas do curso de Medicina.

Segundo a Universidade, o aluno não teria levado à Universidade nenhum documento comprobatório de que havia cursado as disciplinas, não estando apto. A universidade pede que o Tribunal de Justiça suste os efeitos da liminar, com o fim de afastar perigo de grave lesão à ordem pública jurídica. 

“A liminar foi concedida com base em argumentos inverídicos, pois o postulante não concluiu as disciplinas e utilizou-se de aproveitamentos que foram cancelados por não ter cursado as referidas disciplinas em outra universidade”, enfatizou o pedido da UEA. Ainda não há decisão sobre o posicionamento desse pedido de suspensão na Corte de Justiça. 

Processo nº 4009168-04.2022.8.04.0000

Leia a decisão:

Processo nº 4009168-04.2022.8.04.0000 – Suspensão de Liminar e de Sentença – Manaus – Requerente: Universidade Estadual do Amazonas – Uea . Requerido: M.R.P.

Leia mais

TRF1 definirá pedido do Amazonas para suspender medidas de reparação à ‘orfãos da Covid’

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região vai decidir se concede ou não efeito suspensivo ao recurso interposto pelo Estado do Amazonas contra decisão...

Amazonas é condenado por não devolver bens apreendidos após arquivamento criminal

 A Justiça do Amazonas condenou o Estado a indenizar após constatar que bens apreendidos em 2018 — dois notebooks Dell e um celular LG...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

TRF1 definirá pedido do Amazonas para suspender medidas de reparação à ‘orfãos da Covid’

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região vai decidir se concede ou não efeito suspensivo ao recurso interposto pelo...

Justiça garante pagamento de abono de permanência retroativo a servidor no Amazonas

Sentença do Juizado Especial da Fazenda Pública de Manaus condenou o Estado do Amazonas ao pagamento de R$ 15,1...

Amazonas é condenado por não devolver bens apreendidos após arquivamento criminal

 A Justiça do Amazonas condenou o Estado a indenizar após constatar que bens apreendidos em 2018 — dois notebooks...

Concessionária prova desvio de ramal de água e Justiça mantém multa contra consumidor

O Tribunal de Justiça do Amazonas manteve multa aplicada pela concessionária Águas de Manaus S/A a consumidor acusado de...