O juiz de direito Fábio Lopes Alfaia, atuando como juiz plantonista do Polo 2 (que abrange as Comarcas de Alvarães; Fonte Boa; Jutaí; Maraã; Uarini e Tefé), autorizou a transferência de 11 presos da carceragem da Delegacia de Uarini para unidade prisional de outro município, após a descoberta de um plano de fuga, visando garantir a ordem pública e a segurança local.
A decisão atendeu a uma representação urgente da autoridade policial, que apresentou provas sobre a iminência da fuga. Na decisão, o magistrado destacou a necessidade da transferência para garantir a ordem pública e a segurança dos agentes e da população local.
A viabilização das vagas contou com o apoio do Juízo da Comarca que recebeu os presos. A operação de transporte mobilizou um forte aparato de segurança, unindo esforços da Polícia Civil do Estado do Amazonas, do 3.º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e da Diretoria da Unidade Prisional do Município de destino.
De acordo com a decisão judicial, o próximo passo será o recambiamento definitivo desses internos para unidades prisionais da capital Manaus, onde devem cumprir o restante de suas penas ou aguardar julgamento, no caso daqueles que estão na condição de prisão provisória.
Fonte: TJAM
