Tribunais do Pará firmam termo para atender pessoas em situação de rua

Tribunais do Pará firmam termo para atender pessoas em situação de rua

O Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA), o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), o Tribunal Regional do Trabalho da 8.ª Região (TRT-8) e o Tribunal Regional Federal da 1.ª Região (TRF-1), por meio de seus representantes, assinaram nessa quarta-feira, 23, o primeiro termo aditivo do Acordo de Cooperação Técnica n. 55/ 2023, que garante a execução de ações conjuntas voltadas à Política Nacional de Atenção a Pessoas em Situação de Rua (PopRuaJud).

O objetivo da parceria é dar continuidade aos esforços para garantir os direitos da população em situação de rua por meio de estratégias conjuntas. As ações envolvem planejamento e execução integrados entre os órgãos do sistema de justiça, priorizando a dignidade e o acesso a direitos.

Em sua manifestação, o presidente do TJPA, desembargador Roberto Gonçalves de Moura, destacou a atuação conjunta entre os parceiros, o que demostra compromisso da Justiça com os mais vulneráveis por meio de ações concretas. “É uma grande atitude nossa de poder contribuir para minimizar essa circunstância tão triste. Vamos juntos trabalhar cada vez mais para pelo menos diminuir o sofrimento dessa gente”, disse.

Para a vice-presidente do TRT-8, desembargadora Maria Valquíria Norat Coelho, que representou a presidente do TRT, desembargadora Sulamir Palmeira Monassa de Almeida, o projeto é de grande riqueza. “Trata-se realmente de um destaque do Poder Judiciário de participar de uma ação tão efetiva e tão inclusiva quanto esta. O nosso interesse é continuar participando deste projeto e que ele perdure indeterminadamente, considerando o foco do projeto nas pessoas que realmente necessitam de assistência e de inclusão”, afirmou.

Serviços

A iniciativa, que segue os termos da Resolução n. 425/ 2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), visa promover o acolhimento institucional por meio de ações coordenadas, voltada para a implementação de políticas públicas eficazes e humanizadas no atendimento às pessoas em situação de rua.

Entre as ações, estão incluídos a realização de mutirões para levar orientação e serviços de cidadania para este público, a promoção de cursos, palestras e eventos para dar visibilidade e capacitar juízes, servidores e atores externos ao Judiciário em relação à política.

O presidente do TRE-PA, desembargador José Maria Teixeira do Rosário, reafirmou a parceria e destacou a criação do Comitê Local do PopRuaJud, que será coordenado pelo TRE nos anos de 2025 e 2026 e que, segundo o magistrado, tem a missão de transformar vidas e garantir direitos. “Nosso comitê será inclusivo, com equidade de gênero e diversidade. O objetivo é transformar intenções em ações concretas de acesso à Justiça, documentação, saúde e educação para todos”, anunciou.

Parceria

O diretor do Foro da Seção Judiciária do Pará do TRF-1, juiz federal Domingos Daniel Moutinho da Conceição Filho, também se comprometeu em participar de todas as ações do programa. “Para nós é uma satisfação muito grande integrar essa cooperação. Estamos à disposição para participar dos mutirões com nossas equipes de atendimento, atermação, perícias e de audiências para avançar esse projeto e atender a essa população, que certamente é uma das mais vulneráveis”, declarou.

Além das autoridades já citadas, também assinaram o documento o vice-presidente do TJPA, desembargador Luiz Gonzaga Neto, e a vice-presidente do TRE-PA, desembargadora Maria Filomena de Almeida Buarque. A mesa de honra ainda foi composta pela corregedora-geral do TJPA, desembargadora Elvina Gemaque Taveira; pelo procurador-geral de Justiça, Alexandre Marcus Fonseca Tourinho, pela defensora pública Júlia Rezende, que representou a Defensoria Pública do Estado; e o presidente da Associação dos Magistrados do Pará (Amepa), juiz Líbio Araújo Moura.

Fonte: TJPA

Leia mais

Rafael Barbosa é nomeado para mais dois anos à frente da Defensoria Pública do Amazonas

O defensor público Rafael Barbosa será reconduzido ao cargo de Defensor Público Geral (DPG) do Amazonas para mais dois anos de mandato. Ele foi...

Justiça Federal suspende processo seletivo de residência médica no Amazonas

Decisão cautelar do juiz federal Márcio André Lopes Cavalcante determinou a suspensão integral das etapas do Processo Seletivo Unificado para Residência Médica do Estado...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

TSE volta a bloquear bens de escritório de advocacia investigado

Por 4 votos a 3, o Tribunal Superior Eleitoral restabeleceu, no último dia 2, o bloqueio de bens e valores apreendidos de Bruno...

Construtora terá de pagar indenização por entregar imóvel com defeitos e contas atrasadas

Atraso na entrega, vícios estruturais e cobrança indevida de taxas levaram a Primeira Câmara de Direito Privado do Tribunal...

Homem é condenado por tentativa de feminicídio e violência psicológica

Um homem denunciado pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) foi condenado pelo Tribunal do Júri nesta...

Rafael Barbosa é nomeado para mais dois anos à frente da Defensoria Pública do Amazonas

O defensor público Rafael Barbosa será reconduzido ao cargo de Defensor Público Geral (DPG) do Amazonas para mais dois...