Candidatos têm até esta sexta-feira (22/8) para solicitar, no site do TJAM, a validação de sua autodeclaração racial para o 2.º Exame Nacional dos Cartórios. O procedimento prevê análise de fotos até 3/9 e, se necessário, videoconferência nos dias 10 e 11/9, com resultado final em 16/9.
O prazo para candidatos ao 2.º Exame Nacional dos Cartórios (Enac 2025.2) requererem a validação de sua autodeclaração de pessoa negra junto à Comissão de Heteroidentificação encerra-se nesta sexta-feira (22/8). Embora o certame seja de alcance nacional, a execução do procedimento no Amazonas é conduzida pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), responsável por receber os requerimentos.
O pedido deve ser feito por formulário eletrônico no site do TJAM, com envio de documentos digitalizados — entre eles, formulário de autodeclaração, documento oficial com foto, comprovante de residência e fotografia recente. Após o envio, é gerado protocolo de confirmação.
A heteroidentificação ocorrerá em duas etapas: análise das fotos, com resultado previsto para 3/9, e, se necessário, verificação por videoconferência nos dias 10 e 11/9, cujos resultados serão publicados até 16/9.