Abertas inscrições para Juiz Leigo nos Juizados Especiais do Amazonas

Abertas inscrições para Juiz Leigo nos Juizados Especiais do Amazonas

Estão abertas as inscrições para o I Processo Seletivo para a Função de Juiz Leigo, voltado à atuação nos Juizados Especiais do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). Com um total de 23 vagas disponíveis, a seleção oferece oportunidades para diversas categorias: 9 vagas para ampla concorrência, 5 para candidatos negros, 5 para pessoas com deficiência, 3 para hipossuficientes, e 1 vaga destinada a candidatos indígenas.

As inscrições podem ser realizadas até as 23h59 do dia 25 de agosto, através do link https://www.tjam.jus.br/index.php/juizes-leigos. O valor da inscrição é de R$ 100, com prazo para pagamento até o dia 26 de agosto. Candidatos que comprovarem condição de hipossuficiência poderão solicitar isenção da taxa, conforme os critérios estabelecidos no edital.

O juiz Saulo Góes, coordenador-geral de Cursos na Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam) e membro da Comissão do Processo Seletivo, destacou a importância de os candidatos estarem atentos ao prazo para solicitação de isenção da taxa, que vai de 10 a 18 de agosto, assim como ao período de inscrição, já que não há previsão de prorrogação.

Requisitos para Participação

Este processo seletivo, que inclui a formação de cadastro de reserva com até 200 classificados, exige dos candidatos os seguintes requisitos:

Ser brasileiro nato ou naturalizado; Possuir mais de dois anos de experiência como advogado na área de Direito; Não ser cônjuge ou parente, até o terceiro grau, de juiz togado do Juizado onde exercerá suas funções; Não exercer atividade político-partidária, não ser filiado a partido político ou membro de diretoria de órgão ou entidade associativa de classe; Não possuir antecedentes criminais ou estar respondendo a processo penal; Não ter sofrido penalidades nem praticado atos desabonadores no exercício de cargos públicos, privados ou na advocacia.

O aprovado deverá se submeter  à capacitação prévia de no mínimo 40 horas, e continuada, durante todo o exercício da função, ministrada pela Escola Judicial do TJAM.

Os interessados devem garantir sua inscrição dentro do prazo estabelecido e cumprir os requisitos para participar deste processo seletivo, que é uma excelente oportunidade para advogados que desejam atuar na Justiça do Amazonas.  

Leia mais

STJ mantém nomeação de candidato fora das vagas por preterição em concurso do IDAM/Amazonas

A celebração de contratos temporários durante a vigência de concurso público, quando direcionada a funções idênticas àquelas previstas no edital, pode configurar preterição arbitrária...

STJ valida busca com denúncia anônima e mantém condenação por tráfico no Amazonas

A legalidade da busca domiciliar fundada em denúncia anônima especificada e consentimento do morador foi reafirmada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), ao julgar...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Justiça determina que empresa pare de fazer ligações com oferta de empréstimo

O 5º Juizado Especial Cível de Brasília determinou que a empresa INS CRED DIGITACAO E PRESTADORA DE SERVICO LTDA se abstenha...

TRF3 revoga liminar que permitiria correção de peça fora dos padrões da OAB

A desembargadora federal Marisa Santos, da Sexta Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), suspendeu liminar em...

Culpa exclusiva de motorista esmagado por caminhão afasta indenização

A Oitava Turma do Tribunal Superior do Trabalho rejeitou o exame do recurso da família de um motorista de...

Tribunal do Júri julgará indígenas acusados de atentado contra cacique e sua esposa

A 3ª Vara Federal de Passo Fundo (RS) pronunciou nove indígenas para serem julgados pelo crime de tentativa de...