Presidente do Supremo recebe homenagem do Ministério das Relações Exteriores

Presidente do Supremo recebe homenagem do Ministério das Relações Exteriores

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, foi homenageado com a Ordem de Rio Branco, no grau de Grã-Cruz, condecoração oferecida pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE). A homenagem é um reconhecimento ao trabalho do ministro na mais alta Corte do país.

“Agradeço imensamente a honra de ser agraciado pelo Itamaraty, que é uma instituição que eu admiro profundamente. Agradeço também a toda diplomacia brasileira pelo que faz pelo Brasil”, ressaltou o ministro durante a cerimônia.

Democracia, meio ambiente e relações exteriores
Em seu discurso, Barroso falou sobre a preservação da democracia. O ministro destacou que as supremas cortes não conseguem vencer o extremismo sozinhas e que, no Brasil, essa luta contou com a sociedade.

Falou ainda do potencial de desempenho do país em relação ao meio ambiente. Para ele, o Brasil tem condições de ser uma grande liderança ambiental global, e o Itamaraty tem missão decisiva nesse campo, sob a orientação do presidente da República.

Sobre as relações do STF com o exterior, o ministro Luís Roberto Barroso fez menção ao seu assessor internacional José Gilberto Scandiucci. O ministro revelou que José Gilberto teve papel decisivo nas eleições de 2022 por seu esforço em viabilizar a compra de semicondutores, peça utilizada no funcionamento das urnas eletrônicas.

Relevância do Poder Judiciário
Para o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, foi uma honra poder contar com o STF na defesa do interesse nacional nas eleições e em outras importantes ocasiões. “É preciso que tenhamos sempre presentes os ensinamentos adquiridos com essa experiência, que nos revelou como a defesa da democracia é tarefa permanente, coletiva e essencial para cada um de nós”, finalizou o chanceler.

Leia mais

Empresas são condenadas por invasão e clonagem de e-mail de consumidor

As empresas Facebook Serviços On-line do Brasil, a Microsoft e a OI S.A terão que indenizar uma consumidora que teve as contas invadidas e...

Reeducando com filho menor de 12 anos tem a possibilidade de prisão domiciliar

É inegável que um homem possa obter a prisão domiciliar para cuidar do filho criança. Mas, se trata de possibilidade. A probabilidade do benefício...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Força Nacional permancerá no Rio Grande do Sul por mais 30 dias

O Ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, autorizou a prorrogação da Força Nacional no Rio Grande do Sul por mais...

Relator do TRE-RJ vota pela cassação de Cláudio Castro e vice

O processo que julga a cassação do mandato de Cláudio Castro, governador do Rio de Janeiro, teve nesta sexta-feira...

Caixa começa a pagar Bolsa Família de maio

A Caixa Econômica Federal começa a pagar a parcela de maio do novo Bolsa Família. Recebem nesta sexta-feira (17)...

Moraes mantém prisão de delegado acusado do assassinato de Marielle

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes manteve nesta sexta-feira (17) a prisão do delegado da...