Advocacia recebe apoio da deputada Julia Zanatta sobre PEC da sustentação oral

Advocacia recebe apoio da deputada Julia Zanatta sobre PEC da sustentação oral

O vice-presidente da OAB Nacional, Rafael Horn, recebeu nesta semana a deputada federal Julia Zanatta (PL-SC) para discutir o texto da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que visa garantir à advocacia o direito de realizar sustentação oral nos tribunais brasileiros, especialmente no Supremo Tribunal Federal (STF).

A parlamentar, que já possui um projeto protocolado nesse sentido, expressou seu apoio à iniciativa da OAB e se colocou à disposição para colaborar com a causa. O encontro contou com a participação do secretário-adjunto da Comissão Nacional de Legislação da OAB, Rafael Piva.

Rafael Horn destacou a importância de construir um consenso entre os parlamentares para garantir o respeito às prerrogativas da advocacia, afirmando que o apoio da deputada fortalece essa iniciativa.

“É fundamental que a Ordem dos Advogados do Brasil promova esse consenso entre os parlamentares. Recebemos mais um apoio da deputada federal, Julia Zanatta, para garantir que a sustentação oral seja uma prerrogativa respeitada, já respaldada em lei, e agora buscamos sua inclusão na Constituição para eliminar qualquer dúvida quanto ao direito ao uso da palavra”, afirmou Horn.

Por sua vez, Zanatta expressou seu apoio à causa, lembrando que o momento é ideal para enfrentar o tema.

“Agora é o momento oportuno para abordarmos a questão da sustentação oral, demanda que tem sido expressa por diversos advogados, inclusive aqueles que têm procurado nosso gabinete e, sem dúvida, também a OAB. Fomos calorosamente recebidos aqui e estou confiante de que teremos sucesso nessa empreitada em breve, contando com um amplo apoio na Câmara dos Deputados.”, disse.

Proposta

Na última segunda-feira (15/4), o Conselho Pleno da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) aprovou o texto da PEC que será encaminhada ao Congresso Nacional. A proposição visa garantir à advocacia o direito de realizar sustentação oral nos tribunais brasileiros, com foco especial no Supremo Tribunal Federal (STF).

A proposta defendida pela OAB propõe alterar o artigo 133 da Constituição Federal, assegurando, de forma explícita, a obrigatoriedade da sustentação oral por advogados em todas as etapas cruciais do processo judicial, em conformidade com os princípios de acesso à Justiça, do devido processo legal, e da ampla defesa e contraditório. O descumprimento dessa prerrogativa acarretaria na nulidade das decisões judiciais.

Com informações OAB

Leia mais

Uso da atividade comercial para receptação dispensa prova de habitualidade, fixa TJAM

Se o agente pratica a receptação no exercício de sua atividade comercial ou profissional, basta um único ato para configurar a forma qualificada do...

Fiador responde solidariamente por débitos da locação, fixa Justiça no Amazonas

Na vida em comum entre locador e inquilino, a obrigação de pagar o aluguel é o fio que sustenta o contrato. Quando ele se...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Impeachment de Ministros do STF não deve se limitar a iniciativa do PGR, diz AGU a Gilmar Mendes

A Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental 1259, relatada pelo ministro Gilmar Mendes, tornou-se um dos principais vetores do...

Uso da atividade comercial para receptação dispensa prova de habitualidade, fixa TJAM

Se o agente pratica a receptação no exercício de sua atividade comercial ou profissional, basta um único ato para...

Fiador responde solidariamente por débitos da locação, fixa Justiça no Amazonas

Na vida em comum entre locador e inquilino, a obrigação de pagar o aluguel é o fio que sustenta...

Senado aprova Licença Ambiental Especial com brecha que acelera autorização da BR-319

O Senado Federal aprovou a criação da Licença Ambiental Especial (LAE), dispositivo que estabelece prazos máximos para análise de...