BC prevê novo número de meta de inflação em junho e alerta para riscos fiscais

BC prevê novo número de meta de inflação em junho e alerta para riscos fiscais

O Banco Central projeta que a inflação acumulada em 12 meses seguirá acima do teto da meta até junho, configurando um novo descumprimento sob o regime de metas contínuas. Na ata do Comitê de Política Monetária (Copom), divulgada nesta terça-feira (4), o colegiado apontou o câmbio depreciado, a alta dos preços dos alimentos e fatores climáticos como principais fontes de pressão inflacionária.

O documento também reforçou a necessidade de disciplina fiscal e alertou para os riscos da expansão do crédito sobre a política monetária.

No cenário externo, a conjuntura segue desafiadora, especialmente devido à política econômica dos Estados Unidos, o que aumenta as incertezas sobre o ritmo da desaceleração, da desinflação e, consequentemente, sobre a postura do Federal Reserve (Fed). Os bancos centrais das principais economias continuam empenhados em promover a convergência da inflação para suas metas, em um ambiente ainda marcado por pressões no mercado de trabalho. Diante disso, o Copom avalia que o cenário global exige cautela por parte dos países emergentes.

No contexto doméstico, tanto a inflação cheia quanto as medidas subjacentes permanecem acima da meta e voltaram a apresentar alta nas divulgações mais recentes. Além disso, as expectativas de inflação para 2025 e 2026, apuradas pela pesquisa Focus, aumentaram significativamente, situando-se em 5,5% e 4,2%, respectivamente.

O Copom ressalta que o cenário atual é caracterizado por uma desancoragem adicional das expectativas de inflação, elevação das projeções inflacionárias, resiliência da atividade econômica e pressões no mercado de trabalho. Esse ambiente exige uma política monetária mais contracionista.

Diante desse quadro, o Comitê decidiu elevar a taxa básica de juros em 1,00 ponto percentual, para 13,25% ao ano. O Copom considera que essa decisão é compatível com a estratégia de convergência da inflação para o centro da meta ao longo do horizonte relevante. Além disso, sem prejuízo do objetivo fundamental de assegurar a estabilidade dos preços, a decisão também visa suavizar as flutuações do nível de atividade econômica e fomentar o pleno emprego.

O Comitê antevê, caso o cenário projetado se confirme, um novo ajuste de mesma magnitude na próxima reunião. No entanto, destaca que a extensão total do ciclo de aperto monetário dependerá da evolução da inflação, especialmente dos componentes mais sensíveis à atividade econômica e à política monetária, das projeções e expectativas inflacionárias, do hiato do produto e do balanço de riscos.

Leia mais

TJAM definirá se ter respondido a ação penal pressupõe perfil de inidoneidade moral para a PMAM

Câmaras Reunidas julgarão apelação que questiona exclusão de candidato com base em processo criminal sem condenação definitiva. Com a posição de que a eliminação não...

TJAM analisa legalidade de exigência de barra fixa para mulheres em concurso da Guarda Municipal

TJAM analisa legalidade de exigência de barra fixa para mulheres em concurso da Guarda MunicipalEstá em pauta no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM)...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

TJAM definirá se ter respondido a ação penal pressupõe perfil de inidoneidade moral para a PMAM

Câmaras Reunidas julgarão apelação que questiona exclusão de candidato com base em processo criminal sem condenação definitiva. Com a posição...

TJAM analisa legalidade de exigência de barra fixa para mulheres em concurso da Guarda Municipal

TJAM analisa legalidade de exigência de barra fixa para mulheres em concurso da Guarda MunicipalEstá em pauta no Tribunal...

Juros e correção da multa por improbidade começam na data do ato ilícito, ainda que reconhecido depois

A Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) definiu que os juros de mora e a correção monetária...

Fiança bancária, quando ofertada pelo devedor, suspende cobrança de créditos não tributários

A apresentação de fiança bancária ou seguro garantia — desde que no valor do débito atualizado e acrescido de...