Amazonense Beto Simonetti comandará OAB por mais três anos

Amazonense Beto Simonetti comandará OAB por mais três anos

O advogado amazonense Beto Simonetti, atual presidente da OAB Nacional, foi reeleito nesta sexta-feira (31/1) para seu segundo mandato à frente da entidade. Ele recebeu 100% dos 81 votos válidos e comandará a instituição até 2028.

A eleição foi realizada em Brasília, no Auditório Externo do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

A posse do presidente e da nova diretoria acontecerá neste sábado (1º/2), também no STJ, a partir das 9h. As cerimônias não serão realizadas na sede da OAB devido à reforma em andamento após o incêndio ocorrido em 2024.

Casado e pai de dois filhos, Simonetti, com 46 anos, lidera a chapa “OAB de Portas Abertas”, dando continuidade à gestão anterior. Ele entra para a história como o primeiro presidente reeleito da entidade desde a redemocratização do Brasil.

A partir da primeira gestão de Simonetti, iniciada em 2022, entraram em vigor novas regras que exigem a composição de ao menos 50% de mulheres e de 30% de negros ou pardos em todas as instâncias decisórias da entidade.

Confira a composição da nova diretoria eleita da OAB Nacional:

• Felipe Sarmento (Alagoas), vice-presidente;

• Rose Morais (Sergipe), secretária-geral;

• Christina Cordeiro (Espírito Santo), secretária-geral-adjunta;

• Délio Lins e Silva Júnior (Distrito Federal), diretor-tesoureiro.

Beto Simonetti é advogado desde 2001. É formado em Direito pela Universidade Nilton Lins e pós-graduado em Direito Penal e Processo Penal pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Entre as diversas funções que exerceu no Sistema OAB estão a de conselheiro federal pela OAB-AM, secretário-geral do CFOAB, coordenador nacional do Exame de Ordem Unificado, diretor-geral da Escola Nacional de Advocacia e ouvidor-geral.

O Colégio Eleitoral foi presidido pelo conselheiro federal Luiz Viana Queiroz e secretariado pela conselheira federal Ana Vládia Martins Feitosa.

Prerrogativas em primeiro lugar

“Ao me colocar à disposição para presidir o Conselho Federal por mais um triênio, agradeço aos colegas do período anterior por tudo o que fizeram pela advocacia. Juntos, conseguimos para a profissão leis e decisões judiciais inéditas que aumentaram as proteções legais para as prerrogativas”, disse Beto Simonetti.

O presidente nacional da OAB frisou que os ataques contra a advocacia são cada vez mais numerosos e violentos, com agressões físicas e decisões arbitrárias que cassam direitos estabelecidos em lei.

“Até mesmo algumas autoridades da alta cúpula do Judiciário dão maus exemplos ao tolher a sustentação oral, o sigilo entre advogado e cliente, e os honorários. Cabe à OAB lutar para que isso acabe”, disse.

“Tenho muito orgulho de ter presidido a OAB em um momento desafiador. Conduzi a Ordem para resolver os problemas do dia a dia do advogado, distante da disputa político-ideológica. Graças à união da profissão, conquistamos leis e decisões que nos ajudam a enfrentar ataques aos honorários e às prerrogativas”, reforçou Beto Simonetti.

O Colégio Eleitoral foi presidido pelo conselheiro federal Luiz Viana Queiroz e secretariado pela conselheira federal Ana Vládia Martins Feitosa.

Além dos integrantes da diretoria, membros honorários vitalícios, medalhas Rui Barbosa, conselheiros federais e representantes de seccionais, a sessão contou com a presença do presidente do STJ, ministro Herman Benjamin; da ministra do STJ Daniela Teixeira; do ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Antônio Fabrício de Matos Gonçalves; do deputado federal Hugo Leal (PSD-RJ); do deputado estadual Ivan Naatz (PL-SC); dos conselheiros eleitos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Marcello Terto e Ulisses Rabaneda; do presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP), Diogo Leonardo Machado de Melo; da vice-presidente do IASP, Marina Coelho Araújo; do conselheiro nato do IASP Renato de Mello Jorge Silveira, entre outras autoridades; do presidente da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (Abracrim), Sheyner Asfóra; e da presidente da Abracrim Mulher, Ana Paula Trento, entre outras autoridades.

Abaixo, confira o perfil de cada membro da nova diretoria nacional da OAB:

Beto Simonetti

Presidente

Atual presidente nacional da OAB. Entre as diversas funções que exerceu no Sistema OAB estão a de conselheiro federal pela OAB-AM, secretário-geral do CFOAB, coordenador nacional do Exame de Ordem Unificado, diretor-geral da Escola Nacional de Advocacia e ouvidor-geral.

Felipe Sarmento

Vice-presidente

Conselheiro federal pela OAB-AL, é o decano do CFOAB. Antes, presidiu o Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados (Fida), foi secretário-geral do CFOAB e coordenador nacional do Exame de Ordem.

Rose Morais

Secretária-geral

Conselheira federal pela OAB-SE. Na seccional, exerceu funções como conselheira, secretária-geral adjunta, corregedora-geral, ouvidora-geral e coordenadora-geral das comissões.

Christina Cordeiro

Secretária-geral adjunta

Conselheira federal pela OAB-ES. Atuou, na seccional, como integrante de comissões como as de Direito Ambiental e de Direito das Sucessões e Família.

Délio Lins e Silva Júnior

Diretor-tesoureiro

Conselheiro federal pela OAB-DF. Foi duas vezes presidente da seccional, onde integrou as comissões de Honorários, de Apoio ao Advogado Iniciante e de Direitos Humanos, além de ter sido conselheiro seccional.

Leia mais

TJAM reforça dever de transparência na transição de gestão em Borba

A transparência de informações e documentos na transição de gestão municipal foi tema analisado pelas Câmaras Reunidas do Tribunal de Justiça do Amazonas na...

Presunção de fraude imposta pela concessionária ao consumidor implica em danos morais, decide Justiça

Juiz Luís Carlos Honório de Valois Coelho, da 9ª Vara Cível de Manaus considera ilegal cobrança baseada em TOI unilateral e fixa indenização de...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Correios e Banco são condenados por assalto em agência que atuava como correspondente bancário

Para o TRF1, o assalto ocorrido dentro da agência não pode ser considerado caso fortuito externo, alheio à atividade,...

Omissão no dever de vigilância leva DF a indenizar mãe de preso com depressão após suicídio

A 2ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal condenou o governo local a indenizar a mãe...

Samarco e Vale são multadas em mais de R$ 1,8 bilhão

A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) obteve decisão favorável à União contra o pedido da Samarco Mineração S.A., que...

Justiça condena tutores de cão por ataque a moradora em condomínio

O 2º Juizado Especial Cível de Águas Claras condenou dois proprietários de cachorro de porte médio a indenizar moradora...