Eleição para a escolha dos novos dirigentes do TJAM e do TRE/AM ocorre na próxima terça-feira

Eleição para a escolha dos novos dirigentes do TJAM e do TRE/AM ocorre na próxima terça-feira

Os desembargadores do Tribunal de Justiça do Amazonas elegerão, na próxima terça-feira (13/09), os novos dirigentes do Poder Judiciário Estadual e também do Tribunal Regional Eleitoral para o exercício 2025-2027.

A escolha se dará na sessão ordinária do Pleno do Tribunal de Justiça do Amazonas, a partir das 9h, que ocorrerá no auditório do Centro Administrativo Des. José de Jesus Ferreira Lopes (prédio anexo à Sede do TJAM), localizado na Avenida André Araújo, s/n.º.

A sessão será dirigida pela presidente da Corte Estadual de Justiça, desembargadora Nélia Caminha Jorge.

Quatro magistrados se inscreveram para disputar a eleição aos cargos diretivos do Tribunal de Justiça do Amazonas, visando ao mandato de dois anos que vai de 2 de janeiro de 2025 a 31 de dezembro de 2026.

Para o cargo de presidente do TJAM no próximo biênio, apenas o desembargador Jomar Ricardo Saunders Fernandes – atual corregedor-geral de Justiça do Amazonas – formalizou inscrição para concorrer à função.

Para o cargo de vice-presidente do Judiciário Estadual se inscreveram os desembargadores Airton Luís Corrêa Gentil e Cezar Luiz Bandiera.

O cargo de corregedor-geral de Justiça do Amazonas também terá dois concorrentes: o desembargador José Hamilton Saraiva dos Santos e o desembargador Cezar Luiz Bandiera.

Conforme estabelecido pela Lei Complementar n.º 261/2023, a escolha dos novos dirigentes do TJAM deve ocorrer, no mínimo, 60 dias antes do término do mandato da gestão atual, que finaliza em em 1.º de janeiro de 2025.

TRE/AM

Na mesma sessão em que ocorrerá a escolha dos novos dirigentes do TJAM, acontecerá também a eleição para definição dos novos dirigentes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AM).

Na sessão, serão definidos os nomes de dois desembargadores para ingressar como membros titulares (na classe dos magistrados desembargadores) do Tribunal Regional Eleitoral, os quais exercerão os cargos de presidente e vice-presidente da Corte Eleitoral, sendo que o último exercerá, também, a função de corregedor eleitoral.

Concorrendo à presidência do TRE/AM, apenas a desembargadora Carla Maria Santos dos Reis formalizou sua inscrição.

Já para a vaga de vice-presidente e corregedor do TRE/AM, concorrem a desembargadora Nélia Caminha Jorge – atual presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas – e o desembargador Cezar Luiz Bandiera.

Fonte:TJAM

Leia mais

Ipaam define novo marco regulatório para autorização de mineração no Amazonas

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) informou ter acatado integralmente a recomendação do Ministério Público Federal (MPF) para adoção de medidas de...

Motorista será indenizada após sofrer danos ao desviar de buraco deixado por obra inacabada em Manaus

O 18.º Juizado Especial Cível de Manaus condenou a Águas de Manaus ao pagamento de indenizações por danos materiais e morais decorrentes de acidente...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Ipaam define novo marco regulatório para autorização de mineração no Amazonas

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) informou ter acatado integralmente a recomendação do Ministério Público Federal (MPF)...

TJ-SP mantém anulação de expulsão na USP e determina expedição de diploma a estudante

A intervenção de instituições de ensino superior na esfera disciplinar dos alunos deve observar limites definidos pelo ordenamento jurídico,...

Por unanimidade, STF condena 5 PMs do DF a 16 anos de prisão pelo 8/1

Por unanimidade, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta sexta-feira (5) condenar cinco ex-integrantes da cúpula...

Motorista será indenizada após sofrer danos ao desviar de buraco deixado por obra inacabada em Manaus

O 18.º Juizado Especial Cível de Manaus condenou a Águas de Manaus ao pagamento de indenizações por danos materiais...