Busca e Apreensão de veículos exige cautela, afirma Juiz de Manaus em sentença

Busca e Apreensão de veículos exige cautela, afirma Juiz de Manaus em sentença

O Banco Pan S/A ajuizou ação de busca e apreensão de veículo contra devedor de carro financiado pela instituição bancária, alegando em síntese, que o requerido firmou contrato de financiamento para aquisição de bem correspondente a um automóvel, e que, em garantia, foi celebrado o contrato de alienação fiduciária. Dessa forma, o automóvel foi adquirido com restrição – com registro inclusive no Detran – não pode ser vendido para terceiro, enquanto o contrato não for quitado com a instituição que o financiou. 

Desta forma, o Banco que concede o financiamento detém a alienação, e, por consequência, é o depositário, ou seja, tem a posse do veículo. Assim, se o financiado não pagar as mensalidades contratadas, pode ocorrer o vencimento antecipado de todas as parcelas e, ante o inadimplemento, no caso concreto, o Banco Pan pediu a concessão de medida liminar de busca e apreensão do veículo alienado fiduciariamente.

Nos autos n° 0676972-39.2021.8.04.0001, o Magistrado considerou que “é fato público e notório que a pandemia de Covid-19 configura evento imprevisível de consequências ainda incertas e que as medidas adotadas para contenção de danos na saúde pública causaram severa crise econômica em todos os seguimentos sociais. Diante da dimensão de danos econômicos oriundos da crise sanitária, aliada à irresponsabilidade da política socioeconômica do Estado, é licito inferir que o devedor tenha sido atingido de forma ainda mais negativa que empresas organizadas e  com lastro para suportar por  muito mais tempo os seus efeitos nefastos”.

” O inadimplemento, segundo informação trazida pelo próprio autor, teve início durante o período de pandemia, mais precisamente em 26/07/2020,fortalecendo a evidência de que foi lamentável e negativamente provocado pela situação imprevisível e dramática vivida por toda a sociedade, sobremaneira pelas pessoas físicas”.

“A situação desesperadora neste momento, com pico de mortalidade em Manaus, é fato a ser também considerado, valendo lembrar que a vida humana deve representar a verdadeira preocupação de todos, olvidando, pelo menos momentaneamente, a busca fria de mais lucro, além daquele já gigantesco resultante da amiúde aplicação de juros exorbitantes, pela exploração da miséria humana”.

“Posto isso, havendo sério risco de o devedor não ter culpa na inadimplência, acautelo-me no deferimento do pedido liminar de busca e apreensão”.

Veja a sentença

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

Baixar arquivo

 

 

 

Leia mais

STJ concede habeas corpus a réu condenado por estupro no Amazonas por omissão em julgamento de recurso

Corte reconheceu omissão do TJAM ao deixar de analisar fundamentos da defesa em embargos de declaração, como cerceamento de testemunhas e valoração da prova....

Comprovação de requisitos legais garante posse a comprador de imóvel leiloado pela Caixa

Após enfrentar resistência dos ocupantes, comprador que comprovou todos os requisitos legais da arrematação em leilão da Caixa tem posse do imóvel garantida pela...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Comissão aprova alerta em bulas e embalagens sobre descarte correto de remédios

A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que exige que embalagens e bulas de...

Justiça reconhece discriminação em demissão após opinião sobre conflito no Oriente Médio

A 15ª Vara do Trabalho de São Paulo-SP condenou empresa de tecnologia a pagar indenização por danos morais no...

STF decide que PIS/Cofins integram base de cálculo da contribuição previdenciária sobre receita bruta

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que é válida a inclusão dos valores relativos ao PIS e à Cofins...

Consumidora que pagou R$ 262 por 3 iPhones perde ação na Justiça

Uma moradora da Capital acreditou ter encontrado uma oferta irresistível: três iPhones por apenas R$ 262,35 — o equivalente...