Ex-gerente da Caixa é condenado por gestão fraudulenta

Ex-gerente da Caixa é condenado por gestão fraudulenta

A 7ª Vara Federal de Porto Alegre (RS) condenou um ex-gerente-geral da Caixa Econômica Federal (CEF) pelo crime de gestão fraudulenta. A sentença, publicada em 15/10, é do juiz Lademiro Dors Filho.

De acordo com a denúncia do Ministério Público Federal (MPF), entre agosto de 2012 e março de 2013, o bancário atuava em uma agência em Santa Maria (RS) e aprovou operações de crédito para três empresas do ramo de colchões das quais era sócio. A acusação sustentou que, após a liberação dos valores, parte dos recursos foi transferida para contas bancárias do réu, de sua companheira – que também exercia função gerencial em outra agência – e de outra firma ligada a ele.

O MPF ainda denunciou ele e a companheira por desvio de finalidade, alegando o emprego de recursos de um financiamento habitacional concedido pela CEF em empreendimentos do grupo e em suas contas particulares.

Argumentos da defesa 

A defesa dos réus sustentou a regularidade da transição societária das empresas para os filhos do casal, afirmando que a administração efetiva era exercida pelos novos proprietários. Argumentou ainda que as operações de crédito foram contratadas com taxas praticadas no mercado e defendeu a atipicidade material da conduta pela ausência de lesão ao patrimônio público, além de apontar fragilidades no relatório interno da instituição financeira. Sustentou, por fim, que os estabelecimentos eram sólidos e não causaram prejuízo ao banco..

Quanto à acusação de desvio de finalidade, os advogados alegaram ausência de dolo e erro de proibição. Destacaram que a operação passou por diferentes instâncias de conformidade com parecer técnico favorável e que o objeto do contrato foi cumprido. Defenderam que o órgão acusador confundiu o pagamento do preço com a gestão de caixa da vendedora e que as movimentações integram um planejamento financeiro familiar legítimo, requerendo a absolvição.

Depoimentos

Durante a instrução processual, testemunhas relataram o funcionamento das empresas e os trâmites internos da Caixa para concessão de crédito. Os depoentes arrolados pelos réus ressaltaram que as operações seguiam etapas formais de análise e controle por equipes independentes.

Contudo, algumas testemunhas afirmaram que, mesmo após o ingresso formal dos filhos no contrato social, a direção efetiva permaneceu com os pais. Relataram que o ex-gerente mantinha contato direto com o comércio, enquanto o filho comparecia ao local apenas esporadicamente. Disseram também desconhecer irregularidades nos financiamentos.

Em interrogatório, o ex-gerente negou os crimes. Afirmou que a venda das lojas ao filho e ao enteado foi legítima e que se afastou da administração dos estabelecimentos após o negócio, sem interferir na liberação das verbas. Declarou que os repasses para suas contas e as da companheira quitavam parcelas da transação comercial e ressaltou que os empréstimos foram totalmente pagos.

Análise do caso e decisão judicial 

Ao examinar as provas, o magistrado considerou demonstradas a materialidade, a autoria e a intenção deliberada do funcionário na prática de gestão fraudulenta. Destacou que a alteração nos contratos sociais, realizada imediatamente antes das contratações de crédito, aliada às transferências posteriores, evidenciou uma estratégia premeditada para contornar a fiscalização interna.

O juiz apontou inconsistências no contrato de compra e venda da participação societária, firmado em R$ 540 mil. O documento não possuía firma reconhecida em cartório, o que impedia a comprovação da data de assinatura. Além disso, os compradores – à época estudantes universitários — não apresentavam renda ou patrimônio compatíveis  com o valor negociado. O magistrado observou ainda que os jovens seguiram carreiras alheias ao comércio e, posteriormente, repassaram suas participações a funcionários das próprias lojas.

A sentença destacou trecho do Relatório Final da Polícia Federal, segundo o qual “as transferências bancárias realizadas entre as contas das empresas e os réus também não se mostram coerentes com o pagamento pela aquisição das firmas, seja em relação ao valor, seja em relação à periodicidade, seja em relação ao modo”.

Sobre a alegação de que o réu não administrava as empresas, as provas indicaram o oposto. Testemunhas confirmaram, em sede policial e em juízo, que ele mantinha a administração efetiva e a responsabilidade pelas movimentações financeiras.

A prova testemunhal foi unânime em apontar a completa ausência de participação de um dos filhos na administração dos negócios. O juiz ressaltou que o próprio acusado admitiu ter executado transações das contas empresariais para seu patrimônio pessoal, confirmando o controle efetivo sobre o capital e a gestão dos negócios. Ficou comprovado também que o bancário assinou e autorizou concessões de crédito a empresas sob sua influência direta, apesar de negar tais assinaturas.

O magistrado rejeitou a tese de ausência de má-fé ou dolo e de falha na apuração disciplinar interna, frisando que “o conhecimento aprofundado dos normativos internos da Caixa Econômica Federal, inerente à função de Gerente-Geral exercida pelo réu, associado à alteração formal do contrato social […] é suficiente para evidenciar uma conduta premeditada e deliberada com o intuito de burlar os mecanismos de fiscalização”.

Diante do exposto, a denúncia foi julgada parcialmente procedente. O réu foi condenado pelo crime de gestão fraudulenta à pena de três anos, seis meses e vinte e dois dias de reclusão, além de multa. A pena privativa de liberdade foi substituída por prestação de serviços à comunidade e prestação pecuniária de seis salários mínimos.

Em relação ao financiamento habitacional, o juiz absolveu o casal por atipicidade da conduta. Entendeu não haver crime, pois o imóvel foi efetivamente adquirido e não existia obrigação legal de destinar os valores recebidos a uma finalidade específica após o pagamento ao vendedor. Da decisão, cabe recurso ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4).

Com informações do TRF-4

Leia mais

Estudo e trabalho reduzem pena em quase um ano e irmão de Djidja vai ao semiaberto

Estudar, trabalhar e ser aprovado no Enem de 2025 permitiu a Ademar Farias Cardoso Neto, irmão de Djidja Cardoso, descontar 364 dias da pena...

Justiça manda retirar do ar site de Maria do Carmo com acusações contra Omar Aziz

Juíza do TRE-AM aponta desinformação e distorção de notícias antigas para associar candidato a crimes sem comprovação. Decisão determina remoção em seis horas, sob...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Estudo e trabalho reduzem pena em quase um ano e irmão de Djidja vai ao semiaberto

Estudar, trabalhar e ser aprovado no Enem de 2025 permitiu a Ademar Farias Cardoso Neto, irmão de Djidja Cardoso,...

Ex-gerente da Caixa é condenado por gestão fraudulenta

A 7ª Vara Federal de Porto Alegre (RS) condenou um ex-gerente-geral da Caixa Econômica Federal (CEF) pelo crime de...

Justiça do Trabalho condena empresa por revista íntima vexatória contra trabalhadora

A 8ª Câmara do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região condenou uma empresa de logística e transporte rodoviário...

Justiça reconhece boa-fé e reduz multa por depósito de acordo em banco diferente do previsto

A 2ª Câmara do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região reduziu de 50% para 25% a multa prevista...