3ª Vara de Manacapuru realiza audiência pública para debater a regularização de terras no município

3ª Vara de Manacapuru realiza audiência pública para debater a regularização de terras no município

A 3ª Vara da Comarca de Manacapuru realizou na sexta-feira (25/07), uma audiência pública na com o objetivo de debater os entraves e propor soluções para a regularização de terras no município de Manacapuru, como parte do programa “Solo Seguro” do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A Audiência Pública foi conduzida pela juíza de direito titular da 3.ª Vara de Manacapuru,. Juline Rossendy Rosa Neres e contou com a participação de órgãos públicos e a comunidade para enfrentar o problema de regularização de terras em Manacapuru.

Durante o evento, foram apontadas diversas dificuldades, como a sobreposição de títulos de propriedade, conflitos políticos e o alto custo de procedimentos como o georreferenciamento. Representantes de comunidades relataram a falta de serviços básicos e a insegurança jurídica que impede o desenvolvimento local e o acesso a benefícios.

Durante a Audiência Pública foram apresentadas sugestões práticas, incluindo o Mapeamento das áreas urbanas informais para aplicação da REURB (Regularização Fundiária Urbana); criação de uma comissão municipal de regularização fundiária e um cronograma de ações.

Ao final, a magistrada determinou o envio de ofício à prefeitura e deu um prazo de 30 dias para que o executivo municipal se manifeste sobre as propostas debatidas durante o evento. A juíza também ordenou que seja encaminhada a ata da audiência à Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas (CGJ/AM) para ciência e providências.

A audiência pública contou com a presença do Registrador do Cartório do 2º Ofício de Manacapuru, Paulo Henrique Felberk de Almeida, Presidente da Sucursal da OAB em Manacapuru, José Marconi Moreira Filho; representando a Defensoria Pública, Carlos Alberto Souza de Almeida Filho; responsável pelo Departamento de Assuntos Fundiários, representando a SEMAD de Manacapuru, acompanhado da advogada Debora Dos Santos Marinho, também integrante do quadro municipal, Márcio da Silva Pereira; Regino Da Silva Brito, representando o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA); representantes da Sociedade Civil; Cacique Reginaldo, do Povo/Etnia Kokama, representante de Povo Indígena.

Fonte: TJAM

Leia mais

TJAM definirá se ter respondido a ação penal pressupõe perfil de inidoneidade moral para a PMAM

Câmaras Reunidas julgarão apelação que questiona exclusão de candidato com base em processo criminal sem condenação definitiva. Com a posição de que a eliminação não...

TJAM analisa legalidade de exigência de barra fixa para mulheres em concurso da Guarda Municipal

TJAM analisa legalidade de exigência de barra fixa para mulheres em concurso da Guarda MunicipalEstá em pauta no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM)...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

TJAM definirá se ter respondido a ação penal pressupõe perfil de inidoneidade moral para a PMAM

Câmaras Reunidas julgarão apelação que questiona exclusão de candidato com base em processo criminal sem condenação definitiva. Com a posição...

TJAM analisa legalidade de exigência de barra fixa para mulheres em concurso da Guarda Municipal

TJAM analisa legalidade de exigência de barra fixa para mulheres em concurso da Guarda MunicipalEstá em pauta no Tribunal...

Juros e correção da multa por improbidade começam na data do ato ilícito, ainda que reconhecido depois

A Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) definiu que os juros de mora e a correção monetária...

Fiança bancária, quando ofertada pelo devedor, suspende cobrança de créditos não tributários

A apresentação de fiança bancária ou seguro garantia — desde que no valor do débito atualizado e acrescido de...