STJ fixa que ICMS recolhido em substituição tributária não gera créditos para Pis/Pasep e Cofins

STJ fixa que ICMS recolhido em substituição tributária não gera créditos para Pis/Pasep e Cofins

 A Primeira Seção do STJ, com relato do Ministro Mauro Campbell, decidiu recentemente que os valores pagos a título de ICMS-ST (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – Substituição Tributária) não podem ser utilizados para gerar créditos de PIS/PASEP e COFINS no regime não cumulativo.

A decisão foi unânime e faz parte do julgamento de um recurso repetitivo, o que significa que será aplicada a casos semelhantes em todo o país.

A Primeira Seção do STJ, presidida pelo Ministro Mauro Campbell Marques, estabeleceu que o ICMS-ST não deve ser considerado como custo de aquisição conforme o Decreto-Lei nº 1.598/77.

Isso porque o imposto é uma antecipação do tributo que seria pago na venda futura do produto, e não um custo na aquisição.

Além disso, o STJ destacou que o ICMS-ST não é considerado receita bruta do contribuinte substituto, ou seja, aquele que recolhe o tributo antecipadamente. Portanto, não pode ser utilizado para gerar créditos de PIS/PASEP e COFINS para o contribuinte substituído, que é quem efetivamente vende o produto ao consumidor final.

Essa decisão evita uma situação em que empresas poderiam obter um “duplo benefício” ao excluir o ICMS-ST da base de cálculo das contribuições e ainda receber créditos sem ter a correspondente dívida tributária.

Assim, ficou estabelecido que os tributos recolhidos em substituição tributária, como o ICMS-ST, não geram créditos para PIS/PASEP e COFINS, mantendo a neutralidade econômica entre diferentes regimes tributários e evitando distorções que poderiam prejudicar certos setores.

No comércio, o contribuinte substituto é quem recolhe o imposto na fonte, como o ICMS, antes de repassar a mercadoria para outras empresas. Esse processo ocorre para produtos sujeitos ao regime de substituição tributária. Assim, o contribuinte substituído é quem recebe esses produtos já com o imposto recolhido. Essa prática visa facilitar a arrecadação e simplificar o pagamento de tributos, garantindo que o imposto seja pago de maneira antecipada.

A empresa, na condição de contribuinte substituída, visou abater os valores que foram recolhidos a título de ICMS pelo fornecedor, o substituto tributário, uma vez que esteve na condição de substituído na operação. O pedido foi negado. Isso porque se entendeu que os tributos recolhidos em substituição tributária não integram o custo de aquisição de mercadorias destinadas à revenda.  

Fixou-se a seguinte tese “Os tributos recolhidos em substituição tributária não integram o conceito de custo de aquisição previsto no art. 13, do Decreto-Lei n. 1.598/77; Os valores pagos pelo contribuinte substituto a título de ICMS-ST não geram, no regime não cumulativo, créditos para fins de incidência das contribuições ao PIS/PASEP e COFINS devidas pelo contribuinte substituído”.

Processo EREsp 1959571 / RS
EMBARGOS DE DIVERGÊNCIA EM RECURSO ESPECIAL

Leia mais

Imóvel do casal pode até ser vendido sem aval da mulher, mas comprador não consegue transferi-lo

Um compromisso de compra e venda de imóvel firmado sem a concordância da mulher pode produzir efeitos entre as partes, mas não é suficiente...

Financiadora que apreende e vende veículo por falta de pagamento deve informar eventual saldo ao devedor

Uma consumidora que já havia pago cerca de 86% de um consórcio teve a motocicleta apreendida após deixar de quitar as parcelas finais. O...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Três filhas dividem herança de pai sob regime de separação obrigatória de bens

A 1ª Vara da comarca de Penha homologou a partilha amigável dos bens deixados por um homem que morreu...

Vítima do golpe do falso leilão deve ser indenizada por plataforma de pagamentos

Um consumidor que foi vítima do golpe de falso leilão de veículos, que eram anunciados em uma página com...

STF suspende pagamento em dinheiro de férias e licença-prêmio a servidores de Pernambuco

Ministro André Mendonça, do STF viu possível vício de iniciativa em emenda aprovada pela Assembleia; teto único vinculado ao...

STJ: prescrição de empréstimo sem prazo começa 30 dias após contrato

​A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que, nos contratos de empréstimo de dinheiro sem previsão...