Moraes convida sociedade a participar do Teste Público de Segurança da Urna

Moraes convida sociedade a participar do Teste Público de Segurança da Urna

Na abertura da sessão desta quinta-feira (24), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Alexandre de Moraes, convidou brasileiras e brasileiros para participarem do Teste Público de Segurança das Urnas e dos Sistemas de Votação e Apuração (TPS) que serão utilizados nas Eleições Municipais de 2024. O edital de convocação foi publicado ontem (23). “É importante que todos tenham interesse e se inscrevam para participar do TPS para o fortalecimento do nosso processo eleitoral e para o fortalecimento da democracia brasileira”, afirmou.

Moraes destacou que o TSE, a Justiça Eleitoral, os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e os juízes eleitorais não param. “Quando uma eleição acaba, já começam a trabalhar para preparar as próximas eleições, no caso as Municipais de 2024, que serão presididas pela ministra Cármen Lúcia”, citou.

Todas as etapas do teste serão realizadas na sede do Tribunal Superior Eleitoral de 27 de novembro a 1º de dezembro e qualquer pessoa pode participar, seja de forma individual ou em grupo de até cinco pessoas. Esta será a sétima edição do TPS, realizado desde 2009.

A iniciativa tem por objetivo fortalecer a confiabilidade, a transparência e a segurança da captação e da apuração dos votos, bem como propiciar o aperfeiçoamento do processo eleitoral. O Teste Público contempla ações controladas com o objetivo de identificar vulnerabilidades e/ou falhas relacionadas à violação da integridade ou do anonimato dos votos de uma eleição, além de apresentar as respectivas sugestões de melhoria.

Ao reforçar que o Teste é mais uma das inúmeras fases de auditoria que os sistemas eleitorais passam antes das eleições, o ministro afirmou que “esse momento é a oportunidade para que especialistas em tecnologia (os chamados hackers do bem) possam testar as urnas e os sistemas eleitorais, para verificar a segurança e identificar alguma vulnerabilidade para que a seguranças das unas eletrônicas possa ser aprimorada”.

Moraes citou ainda que o TPS voltado para as Eleições 2022 contou com o importante apoio da Universidade de São Paulo, da Universidade de Campinas (Unicamp) e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Os interessados em participar do TPS 2023 já podem encaminhar o formulário de pré-inscrição preenchido e os documentos comprobatórios exigidos no edital.

Com informações do TSE

Leia mais

Rede elétrica fora do padrão técnico atrai responsabilidade objetiva e leva à indenização por concessionária

A permanência de fios de alta tensão abaixo da altura regulamentar, em desrespeito a normas técnicas de segurança, caracteriza falha na prestação do serviço...

Quem usa cartão consignado por anos não pode, depois, alegar que foi vítima de engano no negócio

Quem age, por longo tempo, como se o contrato existisse — pagando valores e utilizando os serviços — não pode depois negar essa relação...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Empresa é condenada a restituir valor de produto não entregue ao consumidor

O 6º Juizado Especial Cível de Brasília condenou uma empresa de comércio de eletrônicos a indenizar uma consumidora por falha...

Justiça assegura direito de sócios a extratos bancários da empresa

Os sócios têm direito fundamental à informação e à transparência nas relações contratuais da empresa, especialmente quando se trata...

Justiça obriga fábrica de cosméticos a indenizar INSS por explosão com vítimas

A 1ª Vara Federal de Carazinho (RS) condenou uma fábrica de cosméticos do município a ressarcir o Instituto Nacional...

Empresa é punida pelo TRT-2 por litigância predatória reversa

A 12ª Turma do TRT-2 confirmou sentença da 2ª Vara do Trabalho de Santos-SP e condenou empresa de logística...