Bloqueio de contas exige zelo para ato não incidir sobre valores impenhoráveis, diz Juiz

Bloqueio de contas exige zelo para ato não incidir sobre valores impenhoráveis, diz Juiz

O bloqueio de valores em conta bancária de um devedor no curso de uma execução judicial é um procedimento que visa assegurar o pagamento da dívida cobrada.

Entretanto, o juízo deve estar atento para que a constrição judicial não incida sobre verba considerada impenhorável. Com base nessas disposições legais, o Juiz Marco A P Costa, em decisão, atendeu a um pedido de desbloqueio judicial de conta salário, uma vez que a constrição incidiu sobre verba considerada impenhorável.  

Nos termos do artigo 854 do Código de Processo Civil (CPC), o executado será intimado após a efetivação da medida para tomar conhecimento da indisponibilidade dos valores. No entanto, a legislação também prevê situações em que determinados valores são considerados impenhoráveis, protegendo o devedor contra a retirada de recursos essenciais para sua subsistência.

Procedimento de bloqueio e possibilidade de defesa

Conforme o artigo 854, §2º do CPC, a intimação do devedor ocorre após a realização do bloqueio, garantindo-lhe o prazo de cinco dias para apresentar impugnação com base nas hipóteses previstas no §3º do mesmo artigo, como a demonstração de impenhorabilidade dos valores bloqueados.

Durante o período de indisponibilidade, os valores ficam impossibilitados de serem utilizados para qualquer transação financeira. Dessa forma, entende-se que essa quantia pode ser utilizada para pagamento da dívida ou como garantia do débito, uma vez que o bloqueio equivale à penhora, conforme previsto na Lei nº 6.830/1980, em seu artigo 16, inciso III.

No entanto, a lei também estabelece proteções ao devedor, prevendo que determinados valores são absolutamente impenhoráveis. Entre eles estão os vencimentos, subsídios, soldos, salários, remunerações, proventos de aposentadoria, pensões, pecúlios, montepios, quantias recebidas por liberalidade de terceiro para sustento do devedor e sua família, ganhos de trabalhador autônomo e honorários de profissional liberal, conforme estabelecido pelo artigo 833, inciso IV, do CPC.

Exceções e decisão judicial relevante

Há, contudo, exceção a essa regra de impenhorabilidade. A restrição não se aplica quando se trata de penhora para pagamento de prestação alimentícia, independentemente de sua origem, bem como nos casos em que os valores bloqueados excedam 50 (cinquenta) salários-mínimos mensais.  

O bloqueio de valores em conta bancária é um mecanismo eficaz para garantir a satisfação do crédito devido ao exequente.

No entanto, a legislação também prevê salvaguardas ao executado, permitindo a sua defesa tanto por meio da impugnação específica da penhora como pelos embargos à execução. Além disso, a previsão de impenhorabilidade de determinados valores garante que o devedor não fique desprovido de recursos essenciais. Decisões como a do Juiz Marco A P Costa demonstram a aplicação dessas normas, equilibrando os interesses do credor e do devedor dentro do devido processo legal.

Leia mais

Banco é condenado no AM por cobrar dívida quitada via Pix pelo WhatsApp oficial

Cliente quitou dívida com o Itaú por meio de contato oficial no WhatsApp e pagamento via Pix. Mesmo assim, recebeu novas cobranças e registrou...

TCE-AM: dispensa por alta complexidade técnica exige prova mínima da qualificação do contratado

Quando a Administração Pública fundamenta a dispensa de licitação na complexidade técnica do objeto, é indispensável exigir e comprovar a qualificação técnico-operacional do contratado. A...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Comissão aprova projeto para destinar mais recurso de loteria para pessoa com deficiência

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei...

Comissão aprova projeto para obrigar empresa a informar sobre pessoas desaparecidas

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei...

Justiça concede medidas protetivas a homem vítima de violência doméstica em união homoafetiva

O Juiz de Direito Rafael Pagnon Cunha, do Juizado da Violência Doméstica de Santa Maria, deferiu medidas protetivas de...

Cargo técnico comissionado no TCE-GO vale até aposentadoria dos atuais servidores, decide STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu na quinta-feira (7) que os cargos comissionados para atividades técnicas do Tribunal de...