Turmas Recursais do TJAM seguirão com sessões por videoconferência

Turmas Recursais do TJAM seguirão com sessões por videoconferência

O Pleno do Tribunal de Justiça do Amazonas referendou a Portaria Conjunta n.º 04/2023, da Presidência e da Coordenadoria dos Juizados Especiais, que autoriza a realização de sessões de julgamento por videoconferência pelas Turmas Recursais, em periodicidade condizente com o número de processos distribuídos mensalmente.

A decisão foi por unanimidade, na sessão plenária de 04 de abril. Na semana anterior, o Tribunal Pleno já havia apreciado a Portaria Conjunta n.º 05/2023, que autoriza, de maneira mais ampla, a realização de audiências por videoconferência nas comarcas de primeira e segunda entrâncias do TJAM, desde que requeridas por qualquer das partes ou por integrantes das funções essenciais à administração da Justiça.

Segundo o desembargador José Hamilton Saraiva dos Santos, coordenador dos Juizados Especiais, o objetivo é dar celeridade aos julgamentos das Turmas Recursais, inclusive evitando o deslocamento de juízes que integram os colegiados.

Segundo a Portaria Conjunta n.º 04/2023, no ano de 2022 houve aumento expressivo na distribuição processual às Turmas Recursais, com 81.888 processos, comprometendo o cumprimento das Metas Nacionais do Poder Judiciário. O texto normativo também considera que os julgamentos por videoconferência, com o uso de meios tecnológicos, garantem a celeridade processual e o acesso à justiça, aumentando a eficiência na prestação jurisdicional.

Atualmente o TJAM tem três Turmas Recursais, cada qual composta por quatro juízes de direito, com competência para julgar recursos interponíveis contra sentenças dos Juizados Especiais.

Informações: TJAM

Leia mais

PGE-AM nega preterição e afirma cumprimento de edital em concurso

Em nota, a Procuradoria-Geral do Estado do Amazonas manifestou-se sobre informações publicadas na matéria “MP apura suposta preterição indireta de aprovados em concurso da...

Justiça condena réu por corte raso de 85 hectares de floresta no Amazonas

A destruição constatada no processo se deu por corte raso, técnica de desmatamento em que toda a vegetação de uma área é completamente suprimida...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Prazo para pedir isenção de taxa do Enem 2025 termina nesta sexta

O prazo para os interessados solicitarem a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)...

Justiça terá posto em Copacabana para atender público de Lady Gaga

O mega show da cantora Lady Gaga, neste sábado (3), na praia de Copacabana, contará com apoio do Tribunal...

1º de Maio: PEC do Fim da Escala 6×1 continua fora da pauta da Câmara

Mais de dois meses após ser protocolada na Câmara dos Deputados, a proposta de emenda à Constituição (PEC) que...

PGE-AM nega preterição e afirma cumprimento de edital em concurso

Em nota, a Procuradoria-Geral do Estado do Amazonas manifestou-se sobre informações publicadas na matéria “MP apura suposta preterição indireta...