Polícia Cívil prende homem por estupro de vulnerável contra três sobrinhas no Amazonas

Polícia Cívil prende homem por estupro de vulnerável contra três sobrinhas no Amazonas

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca) e da 51ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Benjamin Constant (a 1.121 quilômetros de Manaus), apresentou em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (27/01), a prisão preventiva de um homem de 29 anos, investigado por estupro de vulnerável contra suas três sobrinhas, de 10, 12 e 13 anos. O homem também responderá por perigo de contágio venéreo, por ter transmitido uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) às vítimas.

O delegado-geral adjunto da PC-AM, Guilherme Torres, destacou que a Polícia Civil tem combatido firmemente esse tipo de crime, tanto pela Depca na capital quanto pelo Departamento de Polícia do Interior (DPI), por meio das delegacias nos demais municípios. Neste caso, mais uma vez um parente é suspeito de ter violentado três vítimas da mesma família, naquele município.

Torres ressaltou ainda que, no ano passado, foram registrados 4 mil Boletins de Ocorrência (BOs). Isso demonstra que a PC-AM tem se esforçado para reduzir a subnotificação — ou seja, aqueles crimes que não são levados ao conhecimento da autoridade policial. Com a confiança da população nesse trabalho, as pessoas têm procurado mais as delegacias e recebido respostas em todos os casos.

Conforme o delegado Paulo Mavignier, diretor do DPI, este é mais um excelente trabalho realizado pela delegacia de Benjamin Constant e pela Depca, que conseguiram efetuar a prisão de um homem que estuprou as vítimas e disseminou uma doença sexualmente transmissível. Durante a investigação, foi apurado que havia uma ameaça muito forte por parte do autor; ele ameaçava as vítimas de morte caso elas o denunciassem.

Investigação

Segundo a delegada Mayara Magna, adjunta da Depca, as investigações tiveram início no dia 16 de janeiro deste ano, após a mãe da vítima de 12 anos registrar um Boletim de Ocorrência (BO) na Depca. Segundo o relato, os crimes vinham ocorrendo desde 2024.

De acordo com a autoridade policial, na delegacia, a vítima foi ouvida em depoimento especial e confirmou os abusos sofridos. Também foi realizado um exame de corpo de delito, que confirmou o abuso por parte do tio. O suspeito vivia em união estável com a tia paterna da vítima.

Diante dessa situação, a Depca entrou em contato com a 51ª DIP de Benjamin Constant, para relatar os fatos. Paralelamente, no dia 20 de janeiro, a avó materna da primeira vítima compareceu à 51ª DIP para informar que as outras duas irmãs dela, de 10 e 13 anos, também foram vítimas do mesmo homem.

“Os depoimentos das vítimas foram colhidos e a representante legal apresentou exames realizados no hospital que comprovaram a conjunção carnal, evidenciando os crimes. Com isso, a equipe policial de Benjamin Constant tentou localizar o suspeito para interrogatório e descobriu que ele havia fugido”, explicou Mayara Magna.

Procedimentos

Foi solicitada à Justiça a expedição do mandado de prisão preventiva do autor, e a ordem judicial foi decretada. O homem foi localizado e preso na sexta-feira (24/01), em Benjamin Constant. Ele passará por audiência de custódia e ficará à disposição do Poder Judiciário.

Leia mais

Defensor da DPE-AM assegura no STJ direito ao prazo em dobro na Infância e Juventude

O "Congresso STJ da Segunda Instância Federal e Estadual" aprovou por unanimidade, nessa terça-feira (9), o enunciado n.º 259, de autoria do defensor Maurilio...

DPE realizará mutirão de atendimentos jurídicos em comunidades rurais de Coari/AM

A expectativa é que a DPE-AM atenda mais de 400 pessoas em Izidoro, Lauro Sodré e outras localidades A Defensoria Pública do Estado do Amazonas...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Bolsonaro e aliados ficarão inelegíveis por oito anos

Por unanimidade, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (11) condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro e...

Bolsonaro e aliados deverão pagar R$ 30 milhões pela depredação no 8/1

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (11) condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais...

Tribunal de Justiça do RJ mantém prisão preventiva de Oruam

Os desembargadores da 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ) negaram nesta quinta-feira (11) o pedido de habeas corpus da defesa...

Confira as penas de Bolsonaro e mais sete condenados pelo Supremo

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) finalizou nesta quinta-feira (11) o julgamento da ação da trama golpista. Por...