Interesse Público mostra como o MPF tem aprimorado atuação na região Amazônica

Interesse Público mostra como o MPF tem aprimorado atuação na região Amazônica

Com o objetivo de aprimorar a atuação na região Amazônica, o Ministério Público Federal (MPF) adquiriu, recentemente, embarcações próprias que funcionam como “escritórios de representação fluvial”. São lanchas que navegam pelos rios dos estados daquela região e chegam a comunidades ribeirinhas, quilombolas e indígenas que vivem em locais afastados e de difícil acesso.

No Amazonas, o IP destaca o uso da Calculadora de Impactos do Garimpo Ilegal de Ouro, desenvolvida pelo MPF em parceria com a organização não governamental Conservação Estratégica (CSF-Brasil) para quantificar prejuízos causados pela atividade. Com isso, a instituição pode buscar, na Justiça, o pagamento de indenizações reparatórias. A ferramenta também tem sido utilizada por outras instituições brasileiras, como a Polícia Federal, e de países vizinhos. Atualmente, o total de indenizações requeridas judicialmente pelo MPF para reparar tais danos ultrapassa dos R$ 10 bilhões.

Consumidor e Ordem Econômica  Para garantir o direito de alunos com Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) a terapias e tratamentos, o MPF recomendou à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que obrigue os planos de saúde a oferecerem os serviços em horário compatível com o turno em que estiverem matriculados na escola. A recomendação é fruto de uma denúncia que chegou ao MPF por meio do grupo Mães em Movimento Pelo Autismo. Elas informaram que a falta de opções de escolha de horário para terapias tem obrigado as famílias de pacientes a escolher entre levar seus filhos à escola ou ao tratamento – o que viola os direitos das crianças e dos adolescentes à saúde e à educação.

Direitos do Cidadão Em Minas Gerais, o MPF conseguiu liminar que obriga o Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran/MG) a disponibilizar todos os exames necessários para a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para pessoas com deficiência em Uberlândia (MG). Antes da decisão, essas pessoas eram obrigadas a comparecer em clínica credenciada na capital, Belo Horizonte, deslocamento que ultrapassava 500 quilômetros. A Justiça considerou, na decisão, que a falta de recursos para o custeio de despesas com deslocamento e hospedagem em Belo Horizonte coloca grande parte desses cidadãos à margem da sociedade.

Comunidades Tradicionais A equipe do IP na Paraíba foi até o município de Souza para acompanhar o Festival Janinhar – maior evento de cultura cigana do Brasil. Na ocasião, estiveram presentes representantes do MPF e de outras instituições que atuam pela visibilidade e valorização dessa população tradicional. Durante a visita, os integrantes do MPF visitaram os ranchos, ouviram as demandas e participaram de uma programação na Escola Municipal Irmã Maria Iraídes.

Onde assistir  O Interesse Público é veiculado nacionalmente pela TV Justiça às sextas-feiras, às 20h, com reprise aos domingos, às 17h30, e em outros dias da semana. O programa também é retransmitido por 30 emissoras parceiras distribuídas pelo Brasil: Acre, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Você também pode acompanhar o programa pela internet, no site TV Justiça, ou acessar as reportagens no Canal MPF, no YouTube. O IP é uma revista eletrônica semanal produzida pela Secretaria de Comunicação Social da Procuradoria-Geral da República, em colaboração com as Assessorias de Comunicação das unidades do MPF em todo o país e em parceria com a Set Produções.

Com informações do MPF

Leia mais

Justiça autoriza adolescente a viajar sozinha para representar o Amazonas em evento nacional

A Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM) garantiu autorização judicial para que uma adolescente de 15 anos, moradora de Manacapuru, pudesse viajar desacompanhada até Brasília...

Justiça garante gratificação de curso a investigador da PC/AM e afasta exigência de vínculo com a função

A exigência de pertinência temática entre o título acadêmico e o cargo público para concessão de gratificação funcional, quando ausente previsão legal expressa, configura...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Juiz critica criminalização de piadas, absolve réu e alerta sobre o perigo do punitivismo estatal

Em sentença proferida no dia 8 de julho, o juiz André Luiz Rodrigo do Prado Norcia, da 3ª Vara...

STJ valida Defensoria como assistente de acusação em feminicídio, mesmo atuando também na defesa do réu

Defensoria Pública pode atuar para réu e vítima em feminicídio, decide STJ, desde que profissionais sejam distintos e haja...

STJ: Quitação total é requisito para transferência de imóvel, ainda que existam parcelas prescritas

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que, para um comprador de imóvel obter na Justiça a transferência da...

Trabalhadora em limbo previdenciário tem direito a indenização

A 4ª Vara do Trabalho de Natal condenou um supermercado local a pagar indenização por danos morais, no valor...