TJAM investiga servidor por suspeita de atuar fora do local onde deveria trabalhar

TJAM investiga servidor por suspeita de atuar fora do local onde deveria trabalhar

O Tribunal de Justiça do Amazonas, por meio da Corregedoria-Geral da Justiça, instaurou duas sindicâncias administrativas para apurar possíveis irregularidades cometidas por servidores públicos. As medidas foram formalizadas pelas Portarias n.º 189/2025-CGJ/AM e n.º 190/2025-CGJ/AM, assinadas pelo Corregedor-Geral, Desembargador José Hamilton Saraiva dos Santos. 

Em uma das sindicâncias, a Corregedoria determinou a apuração da conduta do servidor GCBA, face a informações de que ele exerceria suas atribuições específicas em local diverso daquele oficialmente designado como sede do juízo onde está lotado. A investigação pretende esclarecer se a conduta ocorreu com autorização superior.

De acordo com o documento, há indícios de que o servidor exerceria atividades em ambiente diverso do oficialmente designado, o que pode configurar o descumprimento de dever funcional, especialmente se verificada a ausência de autorização formal para o deslocamento ou exercício remoto.

A Corregedoria pretende apurar se ocorreu desvio de função, abandono de posto ou eventual conivência da chefia imediata. Para presidir a investigação, foi nomeado o Juiz Corregedor Auxiliar Yuri Caminha Jorge.

Em paralelo, a Portaria n.º 190/2025-CGJ/AM trata da instauração de sindicância para apurar as situações que levaram ao atraso no trâmite do Pregão Eletrônico n.º 077/2022 , fato que teria provocado a prorrogação excepcional de Contrato Administrativo no âmbito da Fundação do Judiciário do Estado do Amazonas (FUNJEAM).  A apuração está a cargo do Juiz Corregedor Auxiliar  Roberto Santos Taketomi.

As sindicâncias foram instauradas com base no art. 175 da Lei Estadual n.º 1.762/86 e no art. 51 da Resolução n.º 58/2023/CM, que constitui o Regimento Interno da Corregedoria-Geral de Justiça, e segue as diretrizes da Portaria n.º 75/2025-CGJ/AM, que institui a Comissão Permanente de Procedimentos Administrativos Disciplinares (PAD) e Sindicâncias. 

Leia mais

STJ afasta improbidade de ex-presidente do TRT11 e STF reconhece perda de objeto de recursos

O Supremo Tribunal Federal (STF) julgou prejudicados os recursos extraordinários apresentados pela União e pelo ex-desembargador Antônio Carlos Marinho Bezerra, em razão de decisão...

MP apura suposta preterição indireta de aprovados em concurso da PGE/Amazonas

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), por meio do Promotor de Justiça Antonio Mancilha, instaurou o Inquérito Civil nº 06.2025.00000333-6 para apurar...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Oposição pede CPI para investigar fraudes no INSS; prejuízo é de R$ 6 bilhões com descontos indevidos

Com base nas investigações da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU), parlamentares da oposição protocolaram, nesta quarta-feira...

STJ afasta improbidade de ex-presidente do TRT11 e STF reconhece perda de objeto de recursos

O Supremo Tribunal Federal (STF) julgou prejudicados os recursos extraordinários apresentados pela União e pelo ex-desembargador Antônio Carlos Marinho...

Projeto permite que policiais, bombeiros e militares andem de graça no transporte público

O Projeto de Lei 4543/24 concede a militares das Forças Armadas e a policiais e bombeiros que apresentarem documento...

Juiz reintegra candidato reprovado em teste físico feito após cirurgia

concurso público para ingresso na Polícia Penal de Goiás porque só conseguiu fazer 28 dos 35 abdominais exigidos no...