Seguro cobrado em financiamento de veículo sem informações claras deve ser restituído pela justiça

Seguro cobrado em financiamento de veículo sem informações claras deve ser restituído pela justiça

O Desembargador Lafayette Carneiro, do Tribunal de Justiça do Amazonas, firmou pelo direito de um consumidor reaver valores em dinheiro de um seguro de financiamento que foi indevidamente emitido via boleto, em seu nome, para pagamento à Aymoré Crédito Financiamento e Investimento. A ação de restituição foi julgada procedente a favor de Almir Beltrão e contra a financiadora, por se considerar ausência de informações claras sobre o produto ao financiado.

Após a compra de um veículo financiado, o consumidor contestou a cobrança de um seguro, em ação de restituição na justiça cível, em Manaus, logrando vitória na causa. A financiadora não concordou com os fundamentos de sua condenação, mas saiu derrotada no recurso.

Em nova impugnação contra a decisão reclamada, a Corte de Justiça concluiu que a financiadora não demonstrou a contrariedade da decisão atacada  à jurisprudência consolidada sobre a matéria, como alegou a financeira, e manteve válida a decisão da turma recursal. 

Na reclamação, a empresa levou ao Tribunal de Justiça os argumentos de que a decisão da Turma Recursal esteve em dissonância com precedentes vinculantes produzidos pelo STJ.

O julgado concluiu, entretanto, que ‘não é qualquer precedente jurisprudencial que dá ensejo ao manejo da reclamação, isto porque somente aqueles capazes de vincular os demais órgãos do Poder Judiciário podem ser invocados como fundamento jurídico para a sua utilização, até para que seja evitada a banalização do instituto’.

Processo nº 4007946-35.2021.8.04.0000

Leia o acórdão:

Processo: 4007946-35.2021.8.04.0000 – Reclamação, Vara de Origem do Processo Não informado. Reclamante : Aymoré Crédito, Financiamento e Investimento S/A. Relator: Lafayette Carneiro Vieira Júnior. Revisor: Revisor do processo Não informado EMENTA – RECLAMAÇÃO CONSTITUCIONAL – DIREITO PROCESSUAL CIVIL – ACÓRDÃO PROFERIDO POR TURMA RECURSAL DOS JUIZADOS ESPECIAIS EM AÇÃO DE REPETIÇÃO DE INDÉBITO C/C DANOS MORAIS – ALEGAÇÃO DE DISSONÂNCIA COM A JURISPRUDÊNCIA DOMINANTE DO STJ – INOCORRÊNCIA – MANEJO DE RECLAMAÇÃO COMO SUCEDÂNEO RECURSAL – IMPOSSIBILIDADE – HIPÓTESES TAXATIVAS DE CABIMENTO DA RECLAMAÇÃO – ARTIGO 988 DO CPC – RECLAMAÇÃO NÃO CONHECIDA. . DECISÃO: “ ‘EMENTA – RECLAMAÇÃO CONSTITUCIONAL – DIREITO PROCESSUAL CIVIL – ACÓRDÃO PROFERIDO POR TURMA RECURSAL DOS JUIZADOS ESPECIAIS EM AÇÃO DE REPETIÇÃO DE INDÉBITO C/C DANOS MORAIS – ALEGAÇÃO DE DISSONÂNCIA COM A JURISPRUDÊNCIA DOMINANTE DO STJ – INOCORRÊNCIA – MANEJO DE RECLAMAÇÃO COMO SUCEDÂNEO RECURSAL – IMPOSSIBILIDADE – HIPÓTESES TAXATIVAS DE CABIMENTO DA RECLAMAÇÃO – ARTIGO 988 DO CPC – RECLAMAÇÃO NÃO CONHECIDA.

Leia mais

Exclusão na OAB/AM: candidato pede reexame por falhas de rito e quórum em decisão de inidoneidade

Após ter o pedido de inscrição negado por inidoneidade moral, um bacharel em Direito levou novamente o caso à Justiça Federal no Amazonas, desta...

Dever de indenizar do ente público inexiste quando dos danos alegados se extrai apenas presunção de culpa

Decisão nega pedido de indenização por erro em medicação e reafirma que a responsabilidade estatal exige prova efetiva do nexo causal. Sentença do Juiz Charles...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Exclusão na OAB/AM: candidato pede reexame por falhas de rito e quórum em decisão de inidoneidade

Após ter o pedido de inscrição negado por inidoneidade moral, um bacharel em Direito levou novamente o caso à...

Tortura durante a ditadura é imprescritível para indenização, decide Justiça de SC

Um anistiado político de 97 anos será indenizado por danos morais pelo Estado de Santa Catarina. Ele foi preso...

STJ reafirma autonomia da Defensoria Pública e assegura que honorários sejam pagos diretamente

A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) estabeleceu, por unanimidade, que os honorários sucumbenciais devidos à Defensoria...

Supermercado é condenado a indenizar consumidor por furto de veículo em estacionamento

A 1ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) manteve a sentença que...