Plenário do Tribunal de Justiça do Amazonas é reinaugurado no Edifício-Sede da Corte

Plenário do Tribunal de Justiça do Amazonas é reinaugurado no Edifício-Sede da Corte

O Plenário Desembargador Ataliba David Antonio, localizado no térreo do Edifício Desembargador Arnoldo Péres (Sede do Poder Judiciário Estadual), no bairro Aleixo, zona Centro-Sul de Manaus, foi reinaugurado na manhã desta terça-feira (29/10) após reforma e revitalização em sua infraestrutura. Reformulado, o espaço foi modernizado para a realização das sessões do Tribunal Pleno, das Câmaras Reunidas, além de outros eventos institucionais da Corte Estadual.

A obra foi entregue em cerimônia conduzida pela presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargadora Nélia Caminha Jorge; com a presença da vice-presidente da Corte, desembargadora Joana dos Santos Meirelles; do corregedor-geral de Justiça, desembargador Jomar Fernandes; de demais desembargadores; servidores do Poder Judiciário e operadores do Direito.

Segundo a desembargadora Nélia Caminha Jorge, as obras de reformulação contaram com a colaboração dos desembargadores do TJAM, que deram sugestões objetivando dar ainda mais comodidade e conforto ao local. “Após sua reforma, cujo projeto contou com sugestões do colegiado de desembargadores, o Plenário Desembargador Ataliba David Antonio foi reinaugurado nesta terça-feira (29/10) com o espaço recebendo adequações importantes para a melhor realização das Sessões de Julgamento no 2.º Grau”, afirmou a magistrada.

A obra

Com a reforma, o Plenário ganhou novas bancadas e mesas individuais para os desembargadores; novo púlpito para sustentações orais pelos operadores do Direito; um novo painel e outros implementos.

A obra de revitalização também incluiu a reforma do piso, do forro, de sua rede de som e recebeu uma nova iluminação (com fitas de LED).

Outra novidade foi a criação de um corredor no fundo do palco para melhor mobilidade dos desembargadores no acesso do Pleno à Sala de Togas, que dispõe de rampa para acessibilidade em sua circulação privativa.

Retrospecto

Com a inauguração do edifício Desembargador Arnoldo Péres, inicialmente o plenário da Corte funcionou no 10.º andar, sendo transferido posteriormente para o térreo do prédio. A ideia da mudança foi realizada com o objetivo de melhor aproveitar uma área do térreo que era pouco utilizada.

À época, a então Divisão de Engenharia do Tribunal de Justiça do Amazonas, hoje Secretaria de Infraestrutura, desenvolveu um projeto arquitetônico para promover os ajustes na estrutura do 10.º e 9.º andares e, ainda, do térreo.

Instalado no térreo do Edifício-Sede do TJAM, o Plenário passou a ter capacidade para 180 pessoas em sua plateia.

Desde então, o Plenário já passou por manutenção e reforma quando da ampliação dos membros da Corte e, na última delas, entregue em 27 de outubro de 2022, a revitalização das instalações permitiu ampliar a quantidade de cadeiras na plateia – com mais 55 novos assentos – e outras melhorias.

O Plenário Desembargador Ataliba David Antonio, além das sessões ordinárias do Pleno e das Câmaras Reunidas, já sediou eventos com a presença de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF); do Superior Tribunal de Justiça (STJ); de representantes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e outros órgãos.

Fonte: TJAM

Leia mais

TRF-1 mantém regra dos 10 anos de advocacia para seleção ao TJAM e nega recurso de Antony

O desembargador federal Gustavo Soares Amorim, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, manteve a validade da regra que exige 10 anos ininterruptos de...

Concessionária é condenada em Manaus por reter chave reserva e deixar consumidor sem carro

O Juizado Especial Cível de Manaus reconheceu falha grave na prestação de serviço de uma concessionária de veículos que reteve a chave reserva de...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Por unanimidade, STF torna Eduardo Bolsonaro réu por atuação nos EUA

Por unanimidade, os ministros da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram tornar o deputado federal Eduardo Bolsonaro...

TRF-1 mantém regra dos 10 anos de advocacia para seleção ao TJAM e nega recurso de Antony

O desembargador federal Gustavo Soares Amorim, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, manteve a validade da regra que...

Tribunal dos Povos condena Estados e empresas por ecogenocídio

O Tribunal Autônomo e Permanente dos Povos contra o Ecogenocídio, órgão simbólico montado durante a COP30 por movimentos sociais,...

Concessionária é condenada em Manaus por reter chave reserva e deixar consumidor sem carro

O Juizado Especial Cível de Manaus reconheceu falha grave na prestação de serviço de uma concessionária de veículos que...