Limite de idade para ingresso na Polícia Militar é afastado ante inconsistências da legislação

Limite de idade para ingresso na Polícia Militar é afastado ante inconsistências da legislação

Uma decisão do Tribunal de Justiça do Amazonas, em acórdão relatado pela Desembargadora Mirza Telma de Oliveira, reconheceu ser pertinente assegurar o direito líquido e certo a uma candidata que obteve, em mandado de segurança, a anulação do ato do Comandante Geral da Polícia Militar do Estado, que a excluiu do certame na fase de aptidão física por se detectar que tinha idade superior à prevista para ingresso na Corporação castrense. 

A interessada argumentou que no momento da inscrição no certame sua idade teve registro superior ao exigido no edital, e mesmo assim, sua inscrição foi admitida, sendo aprovada nas fases do concurso, exceto na de aptidão física, momento em que foi detectado que a idade era superior à exigida. Alegou que, ao se aceitar sua inscrição, a Comissão do Concurso acabou por elidir os efeitos da lei de ingresso na PMAM.

Em primeiro grau a segurança foi concedida. O magistrado de piso concluiu que a igualdade, como princípio de justiça, seria vetor para afastar incongruências das leis locais que regiam o ingresso na carreira de polícia militar. A decisão se referiu a um privilégio assegurado aos militares. O édito jurídico se referiu à inclusão na Lei 3.498/2010 de um parágrafo onde se prevê que o requisito de idade previsto na lei não se aplica para policiais militares já integrantes da corporação. 

O Acórdão que relata a decisão da justiça em segundo grau, revelou que a lei estadual 3.489/2010, em diversas ocasiões, deixou de atender ao princípio constitucional isonômico de acesso aos cargos públicos, seja quando diferenciou o limite etário para ingresso no Quadro de Oficiais combatentes com o do quadro de oficiais de Saúde, seja quando sofreu alteração pela Lei Estadual 3.732/2012, prevendo dispensa de limite etário aos policiais militares amazonenses. 

Outra tese vencedora na decisão foi o fato de que, além de serem afastadas as discriminações registradas, em harmonia com o princípio da igualdade, caberia ao ente estatal ter realizado a exclusão da candidata no momento da sua inscrição no certame, pois esta foi a regra prevista no edital. Se o edital é a lei do concurso, esta não pode ser violada. 

Processo nº 0630843-54.2013.8.04.0001

 

 

Leia mais

A venda de terra pública sem autorização do Legislativo, por expressa previsão, é ato nulo, fixa STJ

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve decisão do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) que declarou nula a alienação de uma área pública...

Não sendo a decisão individual, o uso de agravo interno contra o acórdão do Tribunal constitui erro grosseiro

O agravo interno é recurso destinado exclusivamente à impugnação de decisões monocráticas proferidas por relator, nos termos do art. 1.021 do Código de Processo...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

A venda de terra pública sem autorização do Legislativo, por expressa previsão, é ato nulo, fixa STJ

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve decisão do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) que declarou nula a...

STJ vai definir se prescrição impede reconhecimento judicial de pensão negada a servidor público

 A Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça decidiu afetar ao rito dos recursos repetitivos a discussão sobre o...

STJ anula condenação do Júri baseada apenas em confissão policial e declara nulidade do processo

A pronúncia é a decisão do juiz que admite a acusação e envia o réu a julgamento pelo Tribunal...

Crimes em continuidade não impedem ANPP se a pena mínima for inferior a quatro anos, decide STJ

O julgamento terminou em empate, sendo o desfecho definido pelo voto de qualidade do presidente da Turma, conforme prevê...