Banco tenta barrar cobrança milionária, mas elege ação errada, diz decisão

Banco tenta barrar cobrança milionária, mas elege ação errada, diz decisão

Não cabe o uso de mandado de segurança quando o ato judicial questionado for alvo de impugnação por meio de recurso adequado. Com essa determinação, a Desembargadora Maria do Perpétuo Socorro Guedes Moura, do Tribunal de Justiça do Amazonas, rejeitou, logo de início, um mandado de segurança proposto por Hsbc Bank Brasil, Banco Bradesco, e Cabea-Caixa de Previdência dos Funcionários da Caixa, que pedia a reforma de uma decisão do Desembargador João de Jesus Abdala Simões que negou, em agravo de instrumento, a suspensão da execução de uma sentença que ordenou a transferência de mais de R$ 34 milhões, com origem na 2ª Vara Cível de Manaus. 

A soma milionária refere-se ao direito dos autores por terem contribuído com descontos, enquanto funcionários do Bea-Banco do Estado do Amazonas, e que foram demitidos, sem justa causa, quando o banco estadual foi adquirido pelo Bradesco. O direito dos exequentes foi reconhecido em decisão judicial, a nível de segunda instância, onde se determinou a título de rateio, o patrimônio superavitário da então Caixa de Assistência do antigo Bea. 

Tendo sido julgado a favor dos autores o crédito de R$ 34 milhões, o Bradesco pediu a reforma da decisão que determinou o levantamento do valor para o cumprimento da sentença, com a constrição de bens dos bancos executados. A decisão foi atacada via agravo de instrumento, recurso com o qual se pediu a reforma da penhora determinada. 

Negado o recurso, o Bradesco, não conformado, ingressou com Mandado de Segurança,  utilizando do writ constitucional, com o escopo de obter decisão que tornasse sem efeito a execução contra si lançada, requerendo que se impossibilitasse a constrição dos valores devidos. Ocorre que o pedido, além de já ter sido apreciado e negado por decisão judicial, também encontrava outros obstáculos jurídicos. 

“Não há qualquer previsão legal para impetração de mandado de segurança para conferir efeito suspensivo em agravo interno ainda a ser analisado pelo relator”, que corresponderia ao caso concreto examinado, mormente porque o efeito suspensivo possa ser pedido com a própria interposição do recurso então utilizado. 

Processo nº 4001721-28.2023.8.04.0000

Leia o acórdão:

Mandado de Segurança Cível. Impetrante : Hsbc Bank Brasil S.a. Impetrante : Banco Bradesco S.a.. DECISÃO MONOCRÁTICA de fl S. 69-75, proferida pela Exma. Senhora Desembargadora Maria do Perpétuo Socorro Guedes Moura, Relatora destes autos, cujo teor fi nal é o seguinte: “(…). Ante o exposto, e com supedâneo no artigo 10 da Lei nº 12.016/09, INDEFIRO a peça vestibular, por fl agrante inadequação da via eleita, nos termos em que dispõem o artigo 5º, II, da Lei nº 12.016/09 e o Enunciado nº 267, da Súmula do Supremo Tribunal Federal. À secretaria para as providências legais subsequentes. Publique-se. Intimem-se. “. Manaus, 2 de março de 2023. Secretaria do Tribunal Pleno.

Leia mais

PMs e guarda municipal suspeitos de estuprar indígena são presos após pedido de prisão preventiva do MPAM

Mandados foram cumpridos pelas Polícias Civil e Militar, em Manaus, Tabatinga e Santo Antônio do Içá, menos de 24 horas após solicitação do Ministério...

MPAM cobra medidas de Manaquiri para ampliar vagas em creches e pré-escolas

O Ministério Público do Amazonas (MPAM), por meio da Promotoria de Justiça de Manaquiri, instaurou um procedimento administrativo para acompanhar e fiscalizar a criação...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Flávio Dino rejeita habeas corpus de Bolsonaro contra medidas impostas por Alexandre de Moraes

Não cabe habeas corpus contra ato de Ministro do Supremo Tribunal Federal, nos termos da jurisprudência consolidada.Com essa disposição,...

TRF1 garante a remoção de servidora em situação de assédio moral e sexual no ambiente de trabalho

A 9ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), por unanimidade, reconheceu o direito de uma servidora...

Aumento da licença-paternidade será tema no Congresso após recesso

Com o fim do prazo dado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para que o Congresso regulamente a licença paternidade,...

Clínica de emagrecimento é condenada a indenizar trabalhadora por gordofobia

A 2ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (BA) negou provimento ao recurso ordinário interposto por uma clínica...