Juízo de Parintins divulga nota esclarecendo que não proibiu menores de assistir ensaios de bumbás

Juízo de Parintins divulga nota esclarecendo que não proibiu menores de assistir ensaios de bumbás

O Juízo da Infância e Juventude da Comarca de Parintins divulgou Nota Pública para esclarecer a população do município de que em momento algum proibiu a entrada de menores de 18 anos de assistir ensaios nos currais dos Bois Bumbás Caprichoso e Garantido.

O juiz Lucas Couto Bezerra frisa que eventual medida neste sentido é de responsabilidade única da presidência das agremiações.

A nota foi divulgada pelo Juízo nesta quarta-feira (15/06), após autorização dada, no dia anterior, ao Comissariado da Infância e da Juventude para lavrar autos de infração pela ausência da documentação necessária de crianças e adolescentes, o que já havia sido alertado pelo magistrado anteriormente.

Conforme a nota, o Juízo expediu, em 29 de março deste ano, a Portaria n.º 01/2022, que foi elaborada com a participação e concordância das agremiações, definindo-se que a entrada de menores de 14 anos para assistir aos ensaios é permitida desde que acompanhados de um dos pais ou responsável legal e que estejam devidamente identificados com crachás, os quais até então estavam sendo normalmente fornecidos pelas agremiações.

A portaria fixou que a permanência dos menores de 14 anos para assistir aos ensaios deveria observar o horário limite de até as 22h, quando o dia seguinte for letivo, e até as 00h, quando não for.

Já a entrada de adolescentes entre 16 a 18 anos para assistir aos ensaios é permitida, inclusive desacompanhados, desde que portem autorização dos pais com firma reconhecida.

Conforme previsto na Portaria n.º 01/2022, as duas agremiações concordaram no dia 29/03/2022 que remeteriam a relação de dados ao Juízo com antecedência, para que fosse previamente autorizado e confeccionado crachá específico com a assinatura do Juízo para crianças e adolescentes poderem se apresentar ou ensaiar para o Festival Folclórico de Parintins.

O Juízo também designou reunião com os presidentes dos bumbás para cobrar providências no sentido de traçar soluções para que crianças e adolescentes possam efetivamente se apresentar com segurança, devidamente autorizadas, no Festival Folclórico de Parintins de 2022 e seus ensaios.

Fonte: Asscom TJAM

Leia mais

Juros acima da média do Bacen não são automaticamente abusivos, diz TJAM

Desembargadora Mirza Telma de Oliveira Cunha aplica entendimento do STJ e mantém validade de contrato consignado firmado com o Banco C6. A Desembargadora Mirza Telma...

Contribuição previdenciária não incide sobre verbas que não integram aposentadoria, fixa Justiça

Não incide contribuição previdenciária sobre parcelas de natureza indenizatória ou transitória, uma vez que tais valores não se incorporam aos proventos de aposentadoria, sendo...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Juros acima da média do Bacen não são automaticamente abusivos, diz TJAM

Desembargadora Mirza Telma de Oliveira Cunha aplica entendimento do STJ e mantém validade de contrato consignado firmado com o...

Contribuição previdenciária não incide sobre verbas que não integram aposentadoria, fixa Justiça

Não incide contribuição previdenciária sobre parcelas de natureza indenizatória ou transitória, uma vez que tais valores não se incorporam...

Imunidade de PIS e COFINS é assegurada a empresas do Simples Nacional na ZFM, diz Justiça

Decisão da Justiça Federal aplica precedentes do STF e STJ e reforça que o regime simplificado não afasta os...

Banco não responde por encargos sobre atraso de conta de telefone em débito automático

Sentença da Jujíza Luiziana Teles Feitoza Anacleto, do Amazonas, reconhece que o encargo pertence à operadora, cabendo ao banco...