Em Barreirinha, judiciário participa do Fórum Comunitário Local organizado pelo Unicef

Em Barreirinha, judiciário participa do Fórum Comunitário Local organizado pelo Unicef

No município de Barreirinha, o juiz Lucas Couto Bezerra participou na segunda-feira (14/03) do Fórum Comunitário Local, evento organizado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para construção do plano de ação necessária ao recebimento do Selo Unicef pelo município.

Este selo, no Brasil, é direcionado a municípios da Amazônia Legal e do Semiárido, a fim de estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

“Ressalto a importância da participação ativa do Poder Judiciário na formação dos planos de ação, principalmente na definição do fluxo de atendimento e ações intersetoriais para o desenvolvimento integral, saúde mental, bem-estar, prevenção e respostas às violências contra crianças e adolescentes”, afirmou o magistrado.

De acordo com o juiz, ao aderir ao Selo Unicef o município assume o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade. Para isto, é preciso fazer o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil está refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Ele explica que os Fóruns Comunitários são momentos de planejamento participativo, de troca de informações e diálogo entre diversos membros da comunidade sobre políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes.

E aponta que o principal resultado do “1.º Fórum Comunitário” é o de aprovar um Plano de Ação Municipal pelos Direitos de Crianças e Adolescentes a ser implementado ao longo desta edição do Selo Unicef e sua realização é de caráter obrigatório para a certificação no Selo Unicef.

Em relação aos temas discutidos, foram identificados desafios, ações e atores responsáveis para seu enfrentamento. “Destaco a inclusão da necessidade de criação de programa de Família Acolhedora e Estímulo ao Cadastro de Pretendentes à Adoção na discussão do Resultado Sistêmico de Prevenção e Resposta à Violência contra Crianças e Adolescentes”, aponta o juiz Lucas Couto Bezerra.

Outras informações sobre o Selo Unicef podem ser consultadas no “Guia Metodológico – Edição 2021-2024”, disponível no arquivo anexado a esta publicação.

 

Fonte: Asscom TJAM

Leia mais

Justiça condena Município de Manaus a indenizar idosa que caiu em calçada sem manutenção

A 1ª Vara da Fazenda Pública de Manaus condenou o Município de Manaus a pagar R$ 22 mil de indenização por danos morais a...

Escola deve indenizar por cobrar mensalidades após comunicação de mudança de domicílio do aluno

Uma instituição de ensino não pode cobrar mensalidades escolares de período posterior ao pedido de cancelamento regularmente comunicado pelo representante legal do aluno, sobretudo...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Justiça condena Município de Manaus a indenizar idosa que caiu em calçada sem manutenção

A 1ª Vara da Fazenda Pública de Manaus condenou o Município de Manaus a pagar R$ 22 mil de...

Escola deve indenizar por cobrar mensalidades após comunicação de mudança de domicílio do aluno

Uma instituição de ensino não pode cobrar mensalidades escolares de período posterior ao pedido de cancelamento regularmente comunicado pelo...

STF diz que Congresso não está em falta por não criar lei de apoio a famílias de vítimas de crimes

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por maioria de votos (8 a 2), que não há omissão inconstitucional do...

Preso só reduz pena por leitura se comprovar compreensão, fixa STJ em caso do Amazonas

A 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça, no julgamento do REsp 2.141.989/AM, relatado pela ministra Daniela Teixeira, negou...