Delegatários de cartórios estão sujeitos à prestação de contas, fixa TJ-AM ao instaurar PAD

Delegatários de cartórios estão sujeitos à prestação de contas, fixa TJ-AM ao instaurar PAD

Corregedoria-Geral do TJ-AM abre procedimento disciplinar para apurar omissão fiscal e descumprimento de determinações por delegatário de serventia extrajudicial.

Delegatários de serventias extrajudiciais, embora possuam autonomia administrativa e financeira, respondem pessoalmente por suas obrigações fiscais, trabalhistas e previdenciárias, além de se submeterem à fiscalização permanente da Corregedoria-Geral de Justiça, conforme previsto na legislação estadual.

Com esse contexto, a Corregedoria do Tribunal de Justiça do Amazonas, sob a condução do desembargador José Hamilton Saraiva dos Santos, entendeu que a omissão na prestação de contas ou o descumprimento de determinações correicionais configura infração disciplinar grave, passível de resultar na perda da delegação, se comprovada a responsabilidade funcional. Diante das irregularidades apontadas, o corregedor determinou a instauração de Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD) para apurar possíveis infrações atribuídas ao delegatário A. J. A. de M.

Conforme a Portaria nº 533/2025-CGJ/AM, o titular é acusado de omitir valores expressivos não declarados à Receita Federal e de descumprir, de forma reiterada, determinações da Corregedoria e do juízo corregedor permanente. As inconsistências teriam sido identificadas em documentos fiscais, contábeis, trabalhistas e previdenciários apresentados nos autos de correições anteriores.

O procedimento será presidido pelo juiz corregedor auxiliar Roberto Santos Taketomi, com comissão composta por servidores da Corregedoria-Geral. O prazo inicial para conclusão dos trabalhos é de 90 dias, prorrogável mediante justificativa fundamentada.

A Corregedoria destacou, no ato, que a comissão tem por finalidade apurar eventual violação aos deveres funcionais previstos na Lei Estadual nº 1.762/1986 (Lei Orgânica do TJ-AM) e na Resolução nº 58/2023/CM, que regulamenta o Regimento Interno da Corregedoria-Geral de Justiça.

Leia mais

Com edital, Justiça Federal do Amazonas destina até R$ 80 mil a projetos socioambientais

A 7ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas abriu o Edital nº 01/2026 para a seleção de projetos de entidades públicas e privadas...

TRF1 transfere júri dos acusados de executar Bruno Pereira e Dom Phillips para Manaus

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região determinou o desaforamento do Tribunal do Júri responsável por julgar Amarildo da Costa Oliveira e Jefferson da...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Plano de saúde não pode limitar tratamento de autismo com cobrança abusiva de coparticipação

A Terceira Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça definiu regras claras para a cobrança de coparticipação em...

Sem comprovar necessidade de tratamento contínuo, bancária não terá plano de saúde vitalício

A Oitava Turma do Tribunal Superior do Trabalho decidiu, por unanimidade, que uma bancária do Banco Bradesco S.A. não...

Custas processuais e honorários: entenda como funcionam

A Justiça brasileira conta com uma grande estrutura - física, de pessoal, de tecnologia - para que os processos...

Cliente deve ser ressarcida por medicamentos estragados após falha no fornecimento de energia

A 5ª Vara Cível da Comarca de Mossoró determinou que a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern)...