Cartilha do TJAM orienta consumidor sobre situações envolvendo viagens aéreas

Cartilha do TJAM orienta consumidor sobre situações envolvendo viagens aéreas

A Terceira Turma Recursal dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais do Amazonas, em parceria com a Coordenadoria-Geral dos Juizados Especiais, lançou a cartilha do consumidor sobre viagens aéreas, para esclarecer os usuários sobre diversas situações que podem ocorrer envolvendo este tipo de prestação de serviço.

Assim como a publicação anterior sobre golpes digitais, a nova cartilha, intitulada “Check-in de direitos: leve informação na bagagem de mão”, é de autoria do juiz Flávio Henrique Albuquerque de Freitas, titular do 3.º Juizado da Fazenda Pública e membro da Terceira Turma Recursal, com a colaboração da desembargadora Nélia Caminha Jorge, coordenadora-geral dos Juizados Especiais, e da assessora Jhulliem Rodrigues.

Um dos temas abordados na edição é o chamado overbooking, quando a empresa vende mais passagens que o número de assentos disponíveis, e os direitos do consumidor nesse caso, como: reacomodação imediata, assistência material e indenização por danos morais, conforme a situação.

A publicação também traz as medidas previstas pela legislação no caso de atraso de voo, conforme o tempo decorrido. Outra situação apresentada é o no show, quando o passageiro não comparece ao embarque, orientando quais os procedimentos para garantir o voo de volta, normalmente cancelado automaticamente pelas companhias aéreas.

O material também aborda o caso de downgrade, quando se paga mais caro e a viagem ocorre em classe inferior; e situações em que o passageiro não consegue realizar a viagem por algum motivo e as possibilidades de reembolso.

Na publicação são citados entendimentos recentes das Turmas Recursais do Amazonas, mostrando aos consumidores a tendência da jurisprudência em processos sobre situações recorrentes no âmbito dos Juizados Especiais.

Confira a íntegra da cartilha “Check-in de direitos: leve informação na bagagem de mão“.

Fonte: TJAM

Leia mais

Festival Folclórico de Nova Olinda deve seguir regras para público infantojuvenil, define Promotoria

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), por meio da Promotoria de Justiça de Nova Olinda do Norte, expediu recomendação com medidas rigorosas...

TCE apura se anulação de seleção de gestores escolares em Borba compromete repasses do Fundeb

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) instaurou procedimento de apuração para verificar possíveis irregularidades na anulação do processo seletivo simplificado para...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Festival Folclórico de Nova Olinda deve seguir regras para público infantojuvenil, define Promotoria

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), por meio da Promotoria de Justiça de Nova Olinda do Norte,...

TCE apura se anulação de seleção de gestores escolares em Borba compromete repasses do Fundeb

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) instaurou procedimento de apuração para verificar possíveis irregularidades na anulação...

Justiça do Rio mantém sambódromo sob gestão da prefeitura

A Justiça decidiu, por unanimidade, manter a liminar que garante à prefeitura do Rio a gestão do Sambódromo, na...

Réu na trama golpista, general diz ter ouvido “monólogo” de Bolsonaro

O general Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira confirmou nesta segunda-feira (28) ter se reunido com o ex-presidente Jair...