Defensoria do Estado do Amazonas se destaca no ExpoJud 2024 com inovações tecnológicas

Defensoria do Estado do Amazonas se destaca no ExpoJud 2024 com inovações tecnológicas

Entre as soluções apresentadas no evento, está o Sistema de Gerenciamento Integrado (SGI), desenvolvido para automatizar processos administrativos e otimizar o atendimento ao público

A Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM) está participando da 8ª edição do ExpoJud 2024, o maior congresso de tecnologia, inovação e Direito do Brasil, em Brasília. Expondo suas iniciativas tecnológicas voltadas para o aprimoramento dos serviços prestados à população vulnerável, a instituição – que enfrenta desafios orçamentários e logísticos devido às peculiaridades geográficas do Estado – encontrou na tecnologia uma aliada essencial para garantir o acesso à justiça em regiões de difícil acesso.

O Defensor Público Geral do Amazonas, Rafael Barbosa, destacou a importância da tecnologia no atendimento à população. “Hoje não é mais possível servir à população em nenhum lugar, em nenhum ramo, sem a tecnologia. Ela facilita a vida das pessoas, agiliza o atendimento e possibilita interações que nossa estrutura física não comporta. Investimos em tecnologia há mais de uma década e hoje colhemos os frutos. Conseguimos exportar conhecimento e sistemas para outras Defensorias, além de termos uma posição de destaque nacional”, ressaltou Rafael Barbosa.

Ele também enfatizou o papel da tecnologia em um Estado com dimensões continentais, onde a logística é um desafio constante. “No Amazonas, a tecnologia é essencial. Temos longas distâncias entre municípios e a Defensoria precisa acompanhar o ritmo do Judiciário, que utiliza sistemas de audiências virtuais para superar essas barreiras”, explicou.

A Defensoria Pública do Amazonas utiliza ferramentas como a internet satelital para ampliar o alcance de suas unidades no interior, garantindo que mesmo as comunidades mais isoladas possam ser atendidas.

Nickollas Jesus, Diretor de Tecnologia da Informação da Defensoria, também reforçou o impacto das inovações tecnológicas no funcionamento da instituição. Entre as principais soluções apresentadas no Expojud, ele destacou o Sistema de Gerenciamento Integrado (SGI), desenvolvido internamente e que conta com vários módulos para automatizar processos administrativos e otimizar o atendimento ao público. “Recentemente, inauguramos uma inteligência artificial classificadora de atendimentos, que permite entender melhor as demandas da população e direcionar os assistidos para os serviços adequados”, explicou Nickollas.

Para o diretor, a presença da Defensoria no Expojud reafirma o compromisso da instituição em se modernizar continuamente para melhor servir a população. Além das soluções já implementadas, como o sistema de agendamento online com inteligência artificial e o uso de internet satelital em municípios isolados, “a Defensoria do Amazonas continua desenvolvendo novas ferramentas para garantir o acesso à Justiça”.

A Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) da DPE-AM atua em diversas frentes no dia a dia da Defensoria, desde o suporte ao usuário, implantações de infraestrutura, até o desenvolvimento de sistemas que auxiliam os membros e servidores a terem mais eficiência nas suas atividades, para que finalmente a população seja beneficiada com serviços de qualidade.

ExpoJud
Considerado o maior congresso da área de Tecnologia, Inovação e Direito para as instituições que compõem o Sistema Judiciário Brasileiro, o ExpoJud 2024 conta com uma extensa programação entre 15 e 17 de outubro, em Brasília.

Nos três dias de evento, o público vai poder participar de treinamentos técnicos, abordando temas como Inteligência Artificial Generativa, Cibersegurança, Blockchain, Big Data, entre outros. Além dos cursos práticos, a programação inclui palestras, painéis e uma grande área de exposição com estandes e projetos das diversas instituições que compõem o sistema judiciário.

Com informações da Assessoria de Comunicação da DPE-AM

Leia mais

MPF ajuíza ação para assegurar construção imediata de escola em aldeia indígena de Jutaí (AM)

O Ministério Público Federal (MPF) entrou com ação civil pública para que o município de Jutaí, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed),...

Impedir a oitiva da ofendida e absolver o réu é um paradoxo, diz relator ao derrubar sentença absolutória

Decisão unânime considerou que a falha técnica impediu a participação da vítima e suprimiu o prazo de recurso. Tribunal apontou cerceamento de acusação e...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Justiça do Trabalho garante direitos em caso de exposição a agentes nocivos

A 3ª Câmara do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região manteve, por decisão unânime, a condenação de uma...

Justiça condena dupla por lesão corporal grave e corrupção de menor

Em sessão de julgamento no Tribunal do Júri de Brasília, o Conselho de Sentença votou pela desclassificação do crime...

Mulher é condenada a 20 anos de prisão por morte de turista Colombiano

O juízo da 36ª Vara Criminal condenou a 20 anos e 10 dias de prisão Claudia Mayra Alves Soliva...

Justiça não libera da prisão pai que propôs parcelamento do débito da pensão alimentícia

Um pai estava devendo a pensão da sua filha e por isso ele foi preso. A execução de alimentos...