Inquérito que apura tentativa de golpe de Bolsonaro e aliados será concluído este mês

Inquérito que apura tentativa de golpe de Bolsonaro e aliados será concluído este mês

O inquérito conduzido pela Polícia Federal, sob a presidência do ministro Alexandre de Moraes, que investiga a articulação de indivíduos voltada à disseminação de notícias falsas, está próximo de sua conclusão.

O foco do inquérito é a apuração de uma suposta tentativa de golpe de Estado e a abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tendo como alvos principais o ex-presidente Jair Bolsonaro, ex-integrantes de sua cúpula governamental, como Filipe Martins e Mauro Cid, e ex-comandantes militares, incluindo o general Walter Braga Netto.

O inquérito examina, em particular, fatos relacionados à atuação de núcleos organizados que, em uma dinâmica semelhante à de uma milícia digital, teriam difundido a narrativa de fraude nas eleições presidenciais de 2022, antes mesmo de sua realização.

A investigação sugere que essas ações tinham como objetivo criar um cenário favorável à intervenção das Forças Armadas, visando a abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

De acordo com fontes próximas ao caso, o inquérito se aproxima de uma conclusão que pode resultar na oficialização do indiciamento de Jair Bolsonaro, além de vários de seus ministros, incluindo o general Braga Netto.

A apuração traçou uma rede de conexões entre diversos órgãos do governo Bolsonaro, que supostamente teriam trabalhado em conjunto para impedir a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.

Esse inquérito tem um precedente importante no INQ 4781, que investiga o autointitulado Gabinete do Ódio (GDO), conhecido por sua atuação em campanhas de desinformação e ataques a instituições democráticas.  

Leia mais

Não é razoável que quem cumpre uma sentença depois tente recorrer; o ato é de resistência sem causa

O caso começou como uma típica ação de busca e apreensão: a administradora de consórcio ingressou em juízo para retomar uma motocicleta após o...

Liberdade de cobrar juros não é salvo-conduto para práticas abusivas, diz Justiça contra Crefisa

A 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Amazonas decidiu que a liberdade das instituições financeiras para fixar juros não é absoluta e...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

STF reconhece a omissão do Congresso por não taxar grandes fortunas

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (6) reconhecer a omissão constitucional do Congresso por não aprovar o...

Moraes assume presidência temporária do STF

O vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, preside nesta quinta-feira (6) a Corte interinamente em função da participação...

Supervisor que omitiu acidente de trabalho deve ser despedido por justa causa

A 5ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) confirmou a despedida por justa causa de...

Prova de DNA é considerada inválida por uso de amostra emprestada de outro processo

Uma amostra de DNA coletada em um local de crime precisa ser comparada diretamente com o perfil genético do...