Violência Sexual contra Mulheres é intensa no Brasil aponta dados de Anuário de Segurança Pública

Violência Sexual contra Mulheres é intensa no Brasil aponta dados de Anuário de Segurança Pública

De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, o Brasil registrou um número recorde de casos de abuso sexual em 2023, com 83.988 ocorrências no ano passado. Isso significa que, a cada seis minutos, uma mulher foi vítima de abuso sexual no país. Em 2022, essa frequência era de um caso a cada oito minutos.

Esses dados englobam apenas os casos denunciados às autoridades policiais e incluem tanto estupro quanto estupro de vulnerável, que envolve vítimas menores de 14 anos ou pessoas incapazes de consentir.

O aumento dos casos em 2023 foi de 6,5% em relação a 2022. Desde o início da série histórica em 2011, houve um aumento de 91,5% nos registros.

O perfil das vítimas manteve-se estável ao longo dos anos: a maioria é do sexo feminino (88,2%), negra (52,2%), com no máximo 13 anos (61,6%). A maioria dos abusos é cometida por familiares ou conhecidos (84,7%) e ocorrem dentro de casa (61,7%).

De acordo com as autoridades do assunto, esses dados refletem o aumento da violência nos lares brasileiros. O relatório também destaca um crescimento de 30,3% nos registros de violência contra crianças e adolescentes, sendo que 60,9% das vítimas tinham no máximo 9 anos.

Essa análise revela a necessidade urgente de medidas efetivas para proteger mulheres e crianças no Brasil, e de políticas públicas que abordem a violência doméstica e o abuso sexual de maneira integral e preventiva.

Leia mais

Benjamin Constant e Rio Preto da Eva terão sedes próprias do Ministério Público do Amazonas

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) dará um passo significativo para o fortalecimento da sua presença no interior. Os municípios de Benjamin...

Motorista embriagado que causou morte é condenado a mais de 10 de prisão em Manaus

Manoel Benvindo Pinheiro Neto foi condenado a 10 anos e 6 meses de reclusão pelos crimes de homicídio simples e condução de veículo automotor...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Programação do Dia da Amazônia mobiliza para COP30

Como parte da celebração do Dia da Amazônia, comemorado nesta sexta-feira (5), organizações, movimentos sociais e coletivos da sociedade...

Homem é condenado a 18 anos por feminicídio após discussão sobre horário de chegada da companheira

Um homem que matou a companheira em Patrocínio Paulista foi condenado a 18 anos de prisão em regime inicial...

Idoso é condenado a mais de 18 anos por estupro de vulnerável e ameaça

O réu também foi sentenciado a pagar R$ 5 mil à vítima a título de danos morais. A menina...

Justiça condena homem por ataque a residência durante festa de fim de ano

Jurados reconheceram qualificadoras de perigo comum e impossibilidade de defesa da vítima na tentativa de homicídio, conforme sustentou o...