Revisão da Pensão por quem Alimenta. Entenda o que se precisa fazer

Revisão da Pensão por quem Alimenta. Entenda o que se precisa fazer

A revisão da pensão alimentícia é um processo legal que pode ocorrer quando há mudanças significativas nas circunstâncias financeiras de uma das partes envolvidas. Geralmente, essa revisão é solicitada quando a pessoa que paga a pensão (alimentante) acredita que não consegue mais manter o valor acordado inicialmente devido a dificuldades financeiras.

Quando o alimentante busca a redução do valor da pensão, ele deve apresentar evidências ou provas que mostrem a ocorrência de algum fato novo que tenha impactado negativamente sua capacidade financeira. Essas provas podem incluir:

Comprovantes de renda: Declarações de imposto de renda, holerites, extratos bancários e outros documentos financeiros podem ser usados para demonstrar uma redução na renda do alimentante.

Despesas comprovadas: Contas mensais, como aluguel, alimentação, educação, saúde e outras despesas essenciais, podem ser apresentadas para mostrar que o alimentante não possui recursos suficientes para arcar com a pensão alimentícia no valor atual.

Mudanças na situação profissional: Se o alimentante perdeu o emprego, teve uma redução significativa de salário ou enfrentou outras dificuldades financeiras relacionadas ao trabalho, essas mudanças podem ser documentadas para respaldar a solicitação de revisão da pensão.

Outros fatores relevantes: Além das evidências financeiras diretas, outros fatores que impactam a capacidade financeira do alimentante, como doenças graves, incapacidades físicas, despesas inesperadas, entre outros, também podem ser considerados na análise da revisão da pensão.

É importante ressaltar que o ônus da prova– ou seja, a quem cabe a obrigação de provar- recai sobre o alimentante que solicita a revisão da pensão alimentícia. Isso significa que cabe a ele fornecer evidências convincentes e documentadas que justifiquem a necessidade de redução do valor da pensão.

O juiz avaliará todas as provas apresentadas e tomará uma decisão com base na análise da situação financeira de ambas as partes envolvidas.

Leia mais

Fachin nega HC e valida reconhecimento fotográfico em processo da chacina do Compaj

Decisão do Ministro Edson Fachin, do STF, inadmitiu o pedido no recurso ordinário em habeas corpus requerido pela defesa de Marcelo Frederico Laborda Júnior,...

STF afasta, mais uma vez, responsabilidade do Amazonas por dívidas de terceirizados

Decisão do ministro Flávio Dino reafirma precedentes da ADC 16 e dos Temas 246 e 1.118, ao fixar que a Administração só responde se...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Condenado, Bolsonaro ainda responde a outro processo no STF; entenda

Por 4 votos a 1, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) condenaram o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete aliados pelos...

PF prende “Careca do INSS” e cumpre mandados contra ex-sócio de Nelson Wilians

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta sexta-feira (12/9), a Operação Cambota, nova fase da Operação Sem Desconto, que apura...

Motorista embriagado e sem CNH é condenado após bater em carro da polícia

A 1ª Vara Criminal de Ceilândia condenou um servente de pedreiro a seis meses de detenção em regime aberto...

Guitarrista obtém reconhecimento de vínculo de emprego com vocalista de banda

A 4ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) reconheceu o vínculo de emprego entre um...