Pressão sobre volta de cobrança de ICMS integral na gasolina pode impactar novo Governo

Pressão sobre volta de cobrança de ICMS integral na gasolina pode impactar novo Governo

A medida aprovada pelo Congresso, neste ano, e que possibilitou a redução da cobrança da alíquota do ICMS pelos Estados sobre a gasolina, e que se tornou um dos principais nortes da campanha de Jair Bolsonaro, agora é alvo de pressão sobre o novo Governo eleito de Luiz Inácio Lula da Silva e pode impactar, de início, a administração do petista.  O ICMS é  principal fonte de arrecadação dos Estados, que passam parte do arrecadado aos Municípios. É uma dor de cabeça que já está sendo enfrentada pela equipe de transição. Uma retomada dessa cobrança integral implicará drasticamente na população, com o aumento do preço do produto. 

O que ocorre, na realidade, é o Congresso aprovou a compensação de perda dessa receita, mas essa compensação não foi aprovada definitivamente e tem data para acabar, fincada até o último dia do mês de dezembro. E no ano seguinte?  Os Governadores brigam pela derrubada do teto fixado em 17% para  a alíquota. 

Corre no STF uma ação direta de inconstitucionalidade contra a medida aprovada pelo Congresso, capitaneada por Jair Bolsonaro, no jogo político de sua reeleição. Para atender Bolsonaro, ocorreu mudanças na legislação e na Constituição. É contra essas mudanças que tramita a ação direta de inconstitucionalidade que está nas mãos do Relator, Ministro Gilmar Mendes, que, se acolher a ação, haverá efeitos que permitiram a retomada dessas cobranças, e o impacto virá sobre o novo governo eleito, ante um possível retorno da cobrança integral do ICMS dos combustíveis. 

 

Leia mais

Atualização de multimídia, com falhas, não afasta dever de concessionária indenizar, decide Justiça

Mesmo após tentativa de reparo por atualização de software, persistência de defeito em sistema multimídia levou à condenação por falha na prestação do serviço. A...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Atualização de multimídia, com falhas, não afasta dever de concessionária indenizar, decide Justiça

Mesmo após tentativa de reparo por atualização de software, persistência de defeito em sistema multimídia levou à condenação por...

Decisões sobre dívida prescrita em plataformas seguem divididas no país e no Amazonas

A cobrança de dívidas prescritas por plataformas de negociação, como o Serasa Limpa Nome e o Acordo Certo, continua...

Pertinência temática de curso ambiental para gratificação da PMAM será reexaminada por Turma Recursal

A Turma Recursal dos Juizados Especiais da Fazenda Pública do Amazonas deverá definir, em exame de apelo, se a...