Ministério Público quer garantir cumprimento de acesso a educação infantil no Amazonas

Ministério Público quer garantir cumprimento de acesso a educação infantil no Amazonas

O promotor de Justiça Leonardo Abinader Nobre, do MPAM, instaurou Procedimento Administrativo com o objetivo de acompanhar a criação de vagas em creches em municípios do Amazonas.

A iniciativa visa acompanhar o cumprimento do direito à educação infantil, em especial o acesso universal à pré-escola para crianças de 4 a 5 anos, conforme estabelecido pela Meta 1, referente ao Plano Nacional de Educação (PNE), do Conselho Nacional do Ministério Público, em vigor até 2025.

O Promotor rememora que compete aos Promotores de Justiça que atuam nas Promotorias de Justiça dos Direitos Humanos à Educação  fiscalizar os sistemas estadual e municipal de ensino, zelando pelo respeito ao princípio da igualdade e isonomia de condições de acesso e permanência na escola, além de fiscalizar as metas dos planos estadual e municipal de educação do Estado e do Município para atendimento da rede pública.

Fiscalização e Monitoramento

De acordo com a deliberação, o procedimento administrativo busca não apenas a criação, mas também o rigoroso acompanhamento das vagas implementadas. Essa medida representa um mecanismo de controle destinado a pressionar os gestores municipais a cumprirem as diretrizes educacionais previstas no PNE.

Ao monitorar a efetividade da criação dessas vagas, o Ministério Público, de acordo com o Promotor, pretende garantir que as políticas públicas de educação sejam efetivamente aplicadas.

Universalização do Atendimento Pré-escolar

A ação tem por principal finalidade promover a universalização do atendimento pré-escolar, atendendo crianças na faixa etária de 4 a 5 anos. Esse grupo etário, frequentemente vulnerável a lacunas na oferta educacional, passa a ser o foco da política pública, com a expectativa de que, até 2025, todos tenham acesso a um ambiente educacional adequado desde os primeiros anos de formação.

Leia mais

TRE-AM encerra 2025 com Pleno de maioria feminina

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) encerrou, nesta sexta-feira, o calendário de sessões do Pleno de 2025 com destaque para uma composição majoritariamente...

TRE-AM reconhece fraude à cota de gênero em Benjamin Constant

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) encerrou, nessa sexta-feira (12/12), o calendário de sessões do Pleno de 2025 com o julgamento de uma...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

União estável homoafetiva: STJ relativiza exigência de publicidade

Uma das exigências para o reconhecimento da união estável é que a relação seja pública, do conhecimento das outras...

STJ: Carência do Fies não pode ser estendida para médico residente que já começou a pagar as parcelas

Um estudante de medicina financiou seus estudos pelo Fies e não precisou pagar as parcelas enquanto estava na faculdade....

Justiça condena Amazon por anúncios no Prime Video

A Justiça condenou a Amazon ao pagamento de R$ 3 mil por danos morais e reconheceu como abusiva a...

Bancária com burnout e depressão garante direito ao ressarcimento de custos e indenização

Diagnosticada com síndrome de burnout, depressão e ansiedade generalizada, uma ex-caixa do Banco do Brasil conseguiu na Justiça o...