Justiça determina cirurgia de urgência para paciente com estenose de uretra

Justiça determina cirurgia de urgência para paciente com estenose de uretra

A Justiça determinou que o Estado do Rio Grande do Norte e o Município de Natal providenciem, em caráter de urgência, uma cirurgia em benefício um paciente diagnosticado com estenose de uretra em até 72 horas. A decisão é da 2ª Turma Recursal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte.
A medida foi concedida por meio de decisão em Agravo de Instrumento. Consta no processo dados de um laudo médico assinado por urologista assistente mostrando que o quadro clínico do paciente exige intervenção cirúrgica imediata, sob risco de infecção e até mesmo de óbito.
De acordo com os autos do processo, mesmo com a inserção do nome do paciente na fila de regulação para a realização do procedimento desde fevereiro de 2024, não houve previsão concreta para a execução da cirurgia, levando o paciente a buscar apoio da Justiça.
No voto, o relator, juiz José Conrado Filho, destacou que “o médico que assiste o paciente possui maior familiaridade com a enfermidade, razão pela qual está apto a expressar a real condição de saúde apresentada, bem como os riscos a que está sujeito caso o procedimento não seja realizado com a brevidade necessária”.
O magistrado também fundamentou o deferimento da tutela de urgência nos princípios constitucionais que tratam da saúde como direito fundamental do cidadão e dever solidário de todos os entes federativos.
Com isso, ficou determinado que o procedimento seja realizado prioritariamente na rede pública, dentro do prazo de 72 horas. Caso não haja viabilidade para a realização da cirurgia dentro do prazo estabelecido, o procedimento deverá ocorrer em instituição particular, com os custos arcados pelo ente público responsável.
Com informações do TJ-RN

Leia mais

Justiça do Amazonas condena réu por homicídio após briga banal em comércio

O Conselho de Sentença da 2ª. Vara do Tribunal do Júri do Poder Judiciário do Amazonas julgou e condenou o réu Carlos Alberto da...

TJAM abre edital para promoção de juiz à Vara de Garantias Penais de Manaus

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) divulgou o Edital n.º 28/2025 – PTJ, que trata da promoção de juiz para a Vara de...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Justiça do Amazonas condena réu por homicídio após briga banal em comércio

O Conselho de Sentença da 2ª. Vara do Tribunal do Júri do Poder Judiciário do Amazonas julgou e condenou...

TJAM abre edital para promoção de juiz à Vara de Garantias Penais de Manaus

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) divulgou o Edital n.º 28/2025 – PTJ, que trata da promoção de...

Justiça suspende ação e dá 90 dias para Beruri apresentar Plano de Saneamento

A Justiça da Comarca de Beruri, localizado a 173 quilômetros de Manaus, suspendeu por 90 dias ação civil pública...

TJAM declara inconstitucionais critérios de desempate em concursos da PM e Bombeiros do Amazonas

O Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) declarou, por unanimidade, a inconstitucionalidade dos critérios de desempate...