Estão abertas as inscrições de atualização nacional para equipes dos serviços penais

Estão abertas as inscrições de atualização nacional para equipes dos serviços penais

Estão abertas as inscrições para o webinário de “Atualização Nacional sobre HIV, Hepatites Virais e Tuberculose para as equipes dos serviços penais”, que será realizado de 6 a 8 de dezembro com expositores e no dia 9 com atividades interativas entre os participantes. As inscrições podem ser feitas no site www.hivnosservicospenais.com.br .

A iniciativa é do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) em parceria com o “Programa Fazendo Justiça”, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e o Programa das Nações para o Desenvolvimento, PNUD, com apoio do Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

O evento é destinado a profissionais que atuam no Serviço de Atendimento à Pessoa Custodiada, nas Centrais Integradas de Alternativas Penais, nas Centrais de Monitoração Eletrônica e nos Escritórios Sociais.

São 500 vagas para os três primeiros dias no formato webinário expositivo e 150 participantes divididos em cinco salas para o último dia no formato de oficina.

O objetivo do evento é mostrar a importância da pauta sobre a promoção do acesso e cuidado em HIV, tuberculose e hepatites virais junto ao público atendido pelas equipes dos serviços penais, na perspectiva da prevenção de doenças, promoção da saúde e direitos humanos.

Além disso, o webinário visa apresentar um modelo de intervenção para o HIV, hepatites virais e tuberculose que compreenda as dimensões da vigilância, prevenção, diagnóstico e cuidado integral às populações consideradas chave e prioritárias para esses agravos.

A proposta é também debater o autocuidado como promoção de cidadania e um caminho possível para novos itinerários da vida das pessoas atendidas pelos serviços penais e subsidiar as equipes com informações que proporcionem articulação das redes de saúde e de proteção social em HIV, outras infecções sexualmente transmissíveis (IST), hepatites virais e tuberculose.

As condições de confinamento, superlotação são alguns dos fatores que aumentam a vulnerabilidade de pessoas privadas de liberdade ao HIV e outras IST. Estudos de Gois et al. (2012) trazem resultados que demonstram que entre os principais agravos que acometem essa população nos presídios brasileiros estão a tuberculose e as infecções pelo HIV e pela hepatite C.

Na reunião de Alto Nível sobre HIV/ Aids realizada em junho deste ano, durante a Assembleia Geral das Nações Unidas, os Estados Membros acordaram com a Declaração Política sobre HIV e Aids: “Acabar com as Desigualdades, acabar com a AIDS”.

A estratégia global voltada à AIDS no período de 2021 a 2026 se dará para: maximizar o acesso equitativo e igualitário a serviços e ações de testagem, prevenção, tratamento e cuidado em HIV; romper barreiras para alcançar resultados sobre HIV (incluindo promoção dos Direitos humanos e da igualdade de gênero); integração da temática do HIV em sistemas de saúde e de proteção social.

Fonte: Asscom TJAM

Leia mais

Sem pedir ao INSS, segurado não pode acionar a Justiça para reconhecer tempo especial

A 8ª Vara Federal do Juizado Especial Cível da Seção Judiciária do Amazonas extinguiu, sem resolução do mérito, ação previdenciária na qual um segurado...

Competência estadual prevalece em ação de superendividamento proposta apenas contra a CEF

A 8ª Vara Federal do Juizado Especial Cível da Seção Judiciária do Amazonas extinguiu, sem resolução do mérito, ação de repactuação de dívidas proposta...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Primeira Turma do STF forma maioria para manter prisão de Bolsonaro

Os ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Cristiano Zanin votaram por manter a prisão preventiva do ex-presidente Jair...

Sem pedir ao INSS, segurado não pode acionar a Justiça para reconhecer tempo especial

A 8ª Vara Federal do Juizado Especial Cível da Seção Judiciária do Amazonas extinguiu, sem resolução do mérito, ação...

STF: Moraes e Dino votam para manter prisão preventiva de Bolsonaro

Os ministros Alexandre de Moraes e Flávio Dino votaram por manter a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro, que...

Plano deve cobrir produto especial para criança alérgica à proteína do leite de vaca, decide STJ

A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, por unanimidade, que uma operadora de plano de saúde...