Defensoria do Amazonas promove evento que integra novos estagiários à cidadania

Defensoria do Amazonas promove evento que integra novos estagiários à cidadania

O Centro de Estágio Acadêmico da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (CEA/DPE-AM) promoveu um momento de integração para os novos estagiários que ingressaram na instituição. Com o intuito de apresentar a Defensoria e sanar as principais dúvidas relacionadas ao estágio, o evento teve como público-alvo estagiários de graduação e alunos do programa de residência jurídica.

Na ocasião, foram esclarecidas as principais dúvidas relacionadas ao estágio como treinamento em sistemas, registros de frequência, redução da carga horária em semanas de provas e apresentação de normativas relacionadas ao estágio.

A defensora e coordenadora do Centro do Centro de Estágio Acadêmico, Hélvia Castro, fez a acolhida dos novos estagiários, explicando sobre a atuação da Defensoria.

“Muitas pessoas fazem o processo seletivo, mas não conhecem o papel da Defensoria, que é garantir o acesso à justiça aos mais variados grupos de vulneráveis. A integração tem como objetivo mostrar o trabalho da nossa instituição e apresentar o regimento dos estagiários e residentes, que é uma resolução aprovada pelo Conselho Superior”, explica a defensora.

Expectativas

“Uma oportunidade de ouro”, define o mais novo estagiário da DPE-AM Pedro Henrique, 21, estudante de engenharia civil.

“É com grande entusiasmo que vou atuar na Defensoria Pública do Estado do Amazonas. É uma excelente oportunidade para adquirir experiência prática. A minha expectativa é contribuir bastante, aprimorar meu conhecimento técnico e colaborar de forma eficaz”.

A estudante de ciências contábeis Janaina Aguiar vai estagiar na Diretoria Financeira da DPE-AM. Natural do interior do Amazonas, a estudante revela que, entre seus planos, está um dia retornar a sua terra.

“Estou muito feliz. É uma oportunidade muito grande para o meu crescimento profissional e pessoal também, é claro. Vejo que no serviço público há possibilidade de atuação no interior do Amazonas e penso nisso também como um caminho a seguir”.

Durante a integração, o processo de interiorização do Amazonas foi um dos temas abordados para mostrar a capilaridade da Defensoria em mais de 60 municípios do estado.

Ítalo Manso, 23, residente jurídico, retorna à casa após ter passado pela experiência de estagiar na DPE-AM quando cursava a faculdade.

“Como residente acredito que a responsabilidade aumenta, espero desenvolver mais ainda meus conhecimentos e botar em prática tudo que eu pude aprender na graduação, e o que eu aprendi também durante o meu estágio aqui na Defensoria”.

A integração contou também com uma aula teórica sobre atendimento e acolhimento aos assistidos, ministrada pelo defensor público e diretor da Escola Superior da DPE-AM (Esudpam), Helom Nunes. O evento encerrou com uma palestra sobre saúde mental, promovida pela gestão de pessoas-área de psicossocial da DPE-AM.

Com informações DPE AM

Leia mais

Promoções de policiais civis do Amazonas devem ocorrer a cada dois anos, mesmo sem vagas, diz TJAM

As Câmaras Reunidas do Tribunal de Justiça do Amazonas negaram provimento à apelação do Estado e confirmaram sentença que determinou a análise das promoções...

Telefonia e internet são matérias de direito público: STJ remete caso do Amazonas à Turma especializada

Os serviços de telecomunicação, ainda que submetidos a regime privado, estão sob a regulação estatal, e têm natureza pública, dispôs a Ministra Isabel Gallotti...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Executivo transferido para os EUA e pago por valor anual fixo não receberá diferenças

A Sexta Turma do Tribunal Superior do Trabalho rejeitou o recurso de um ex-executivo da BASF S.A. que alegava...

Técnico de enfermagem é condenado a 42 anos de reclusão por roubar pacientes

4ª Vara Criminal de Ceilândia/DF condenou técnico de enfermagem acusado de roubar pacientes que estavam internados no Hospital Regional...

Servidora não consegue ampliar adicional por cargo comissionado após atingir limite legal

A 1ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de Santa Catarina manteve sentença que negou o pedido...

Operadora é condenada por troca indevida de número de telefone

A Vara Cível do Guará/DF condenou operadora de telefonia por troca indevida do número telefônico de consumidora. A magistrada...