Defensoria do Amazonas aprova edital de concurso para defensor e amplia vagas para PCD

Defensoria do Amazonas aprova edital de concurso para defensor e amplia vagas para PCD

O Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) aprovou, nesta sexta-feira (14), o edital do concurso público para os cargos de Defensora e Defensor. O próximo passo é a publicação no Diário Oficial Eletrônico da DPE-AM, nos próximos dias.

O certame visa o preenchimento de vagas na classe inicial da carreira, ampliando a capacidade de atuação da instituição na defesa dos direitos dos cidadãos, principalmente no interior do Amazonas.

O concurso terá validade de dois anos, prorrogável por igual período. Além disso, será composto por provas e avaliação de títulos, com o objetivo de aferir os conhecimentos dos candidatos, além da aptidão moral e dos requisitos legais para o exercício do cargo efetivo de Defensora e Defensor.

Uma novidade do 5º certame é a inclusão da disciplina de Direito Ambiental, destacando o papel fundamental da Defensoria Pública na proteção e defesa dos vulneráveis ambientais, como comunidades tradicionais, populações ribeirinhas, indígenas e outros grupos impactados pela degradação do meio ambiente.

“O novo concurso para defensor público do Amazonas representa um compromisso contínuo com o fortalecimento da nossa instituição e a ampliação do acesso à justiça. Com a publicação iminente do edital, reafirmamos nosso empenho em levar a Defensoria cada vez mais longe, garantindo atendimento jurídico de qualidade à população que mais precisa”, reforçou o Defensor Público Geral do Amazonas, Rafael Barbosa.

*Ampliação de vagas para PCD*
O Conselho Superior da Defensoria Pública Geral do Estado do Amazonas (DPE-AM) aprovou, uma resolução que aumenta o número de vagas oferecidas em concursos da instituição para pessoas com deficiência (PCD) de 5% para 20%. A decisão foi tomada por unanimidade.

Fonte: comunicação DPEAM

 

Leia mais

Dependência econômica não presumida: mãe não comprova requisito e perde pensão por morte

A Justiça Federal no Amazonas julgou improcedente o pedido de pensão por morte formulado por mãe de segurado falecido, ao concluir que não houve...

Isenção indevida: não há dispensa de CIDE na contratação de serviços técnicos no exterior

Justiça mantém cobrança da CIDE sobre serviços contratados no exterior por empresas de Manaus. Com a decisão, se entendeu que a Receita Federal pode...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

STJ afasta ministro Marco Buzzi até conclusão de apurações no CNJ

O Superior Tribunal de Justiça decidiu, por unanimidade, afastar o ministro Marco Buzzi de suas funções até a conclusão...

Projeto estende lei Maria da Penha a casais homoafetivos masculinos

O Projeto de Lei 891/25 estende a lei Maria da Penha a casais homoafetivos masculinos sempre que houver fatores...

Silêncio corporativo marca reação à ordem do STF sobre penduricalhos

A decisão do ministro Flávio Dino, que determinou a revisão e a suspensão de verbas remuneratórias pagas fora do...

Dependência econômica não presumida: mãe não comprova requisito e perde pensão por morte

A Justiça Federal no Amazonas julgou improcedente o pedido de pensão por morte formulado por mãe de segurado falecido,...