Defensoria do Amazonas amplia atendimento presencial no interior com inauguração de UDI em Silves

Defensoria do Amazonas amplia atendimento presencial no interior com inauguração de UDI em Silves

Município passa a contar com estrutura física para que a população vulnerável e hipossuficiente seja atendida pela DPE-AM de forma contínua

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) inaugurou nesta sexta-feira (18) a Unidade Descentralizada do Interior (UDI) no município de Silves, a 307 quilômetros de Manaus. Localizada na rua Coronel Garcia, s/n, Centro, a nova unidade oferece um ambiente acessível e climatizado, com área de triagem, sala de atendimento e uma sala para audiências de conciliação.

Além da defensora responsável pelo município, a equipe contará com um residente jurídico da DPE-AM, um estagiário de Direito e três servidores cedidos pela prefeitura. A UDI de Silves estará vinculada ao Polo do Médio Amazonas, sediado no município de Itacoatiara.

O Defensor Público Geral do Amazonas (DPG), Rafael Barbosa, destacou que a Defensoria já atendia Silves, porém de forma remota e, presencialmente, apenas em ações itinerantes previamente agendadas. “Mas sabemos que os problemas não têm hora para chegar”, afirmou o defensor.

“Com a unidade descentralizada, teremos um espaço que funcionará de segunda a sexta-feira no horário de expediente e, nos fins de semana, em regime de plantão. Assim, a Defensoria deixa de oferecer um atendimento agendado e temporário para garantir um atendimento contínuo”, ressaltou o DPG.

Segundo Rafael Barbosa, a defensora responsável pelo município continuará o atendimento, agora de forma constante devido à nova estrutura. “Teremos servidores que farão a triagem e auxiliarão na elaboração das peças jurídicas”, exemplificou.

Para o Defensor Geral, a nova UDI representa “um ganho sem precedentes para Silves, que agora poderá contar com a Defensoria durante toda a semana, de forma integral e gratuita”.

O prefeito de Silves, Paulino Grana, afirmou que sua gestão está aberta a parcerias com a Defensoria. “A inauguração dessa unidade vem agregar, dando mais condições de acesso da nossa população à justiça”, ressaltou.

Grana explicou que aceitou a proposta de parceria para a instalação da UDI de imediato, e que a prefeitura cedeu o imóvel, anteriormente utilizado pela Câmara Municipal e pelo Conselho Tutelar.

O juiz João Gabriel Cirelli Medeiros, titular da Vara Única de Silves, afirmou que a inauguração da UDI é uma conquista que representa um avanço significativo no atendimento jurídico no município.

A defensora pública Rachel Marinho, diretora de Interior e Região Metropolitana da DPE-AM, ressaltou que a inauguração de uma Unidade Descentralizada em uma cidade do interior representa “um reforço no atendimento à população, já que a Defensoria passa a oferecer um atendimento presencial contínuo, mais abrangente e eficiente”.

Camila Campos, defensora pública e coordenadora do Polo do Médio Amazonas, destacou a importância do contato presencial: “Há dificuldades que só podem ser superadas com o contato humano. A abertura da UDI é fundamental para nos aproximarmos ainda mais do público vulnerável de Silves, que não conseguia atendimento por telefone ou pelas distâncias.”

Rafael Barbosa adiantou que o objetivo da gestão é transformar a UDI de Silves em um Polo já no próximo ano, com a nomeação de novos defensores aprovados em concurso. “A ideia é fortalecer nossos quadros e nomear mais defensores para que possamos ter um defensor público atuando 24 horas”, disse.

*Raízes no interior*

Desde que assumiu a chefia da DPE-AM, em março deste ano, a gestão já inaugurou duas Unidades da Região Metropolitana (URMs), duas UDIs e transformou a UDI de Benjamin Constant em Polo.

“Essa evolução mostra que nosso trabalho está focado no interior, no fortalecimento da interiorização, o que é muito importante para nós. A Defensoria ficou afastada do interior por muito tempo, mas agora estamos voltando”, afirmou Rafael Barbosa.

“Com os Polos, URMs e UDIs, estamos fincando raízes no interior, algo que se iniciou na minha primeira gestão e que agora se expande ainda mais”, concluiu o DPG.

Fonte: DPEAM

Leia mais

MPAM fiscaliza política de transporte aquaviário de animais domésticos em Manicoré

As quatro empresas que operam transporte de lancha no trecho Manicoré-Manaus e Manaus-Manicoré estão sob investigação do Ministério Público do Amazonas (MPAM). O motivo...

DPE-AM garante apoio jurídico a crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual

A Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM) realizou, na última quinta-feira (22), uma série de atendimentos jurídicos na Casa da Esperança, espaço de acolhida e...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

MPAM fiscaliza política de transporte aquaviário de animais domésticos em Manicoré

As quatro empresas que operam transporte de lancha no trecho Manicoré-Manaus e Manaus-Manicoré estão sob investigação do Ministério Público...

DPE-AM garante apoio jurídico a crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual

A Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM) realizou, na última quinta-feira (22), uma série de atendimentos jurídicos na Casa da...

Amazonas é condenado a pagar pensão e R$ 50 mil por morte de preso no Compaj

O juiz Leoney Figliuolo Harraquian, da 4ª Vara da Fazenda Pública de Manaus, condenou o Estado do Amazonas ao...

STJ rejeita pedido da defesa e mantém João Branco, narcotraficante do Amazonas, em presídio federal

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu não conhecer do Habeas Corpus nº 1004107, impetrado pela defesa de João...