Início Amazonas Arena da Amazônia recebe outorga de patrimônio imaterial do Estado do Amazonas

Arena da Amazônia recebe outorga de patrimônio imaterial do Estado do Amazonas

Embora tenha sido originalmente planejado para o futebol, a Arena da Amazônia tem se transformado em espaço que tem se consolidado como um centro de manifestações culturais amazônicas, oferecendo visibilidade a expressões tradicionais como o Boi-Bumbá, danças indígenas, festivais regionais que trazem à tona uma rica diversidade cultural. Razoável que tenha recebido a outorga de  Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado do Amazonas.

Com a nova designação, a Arena da Amazônia – um dos mais importantes pontos turísticos e esportivos da capital amazonense – passa a ser reconhecida por seu valor cultural imaterial.

A legislação não só regulamenta a importância do estádio para o patrimônio cultural do estado, mas também determina que o Poder Executivo tome as medidas permitidas para registrar o bem como patrimônio material e imaterial, em conformidade com as leis vigentes.

A Arena da Amazônia, inaugurada em 2014 para a Copa do Mundo de Futebol, tornou-se um símbolo de Manaus e um espaço multifuncional, acolhendo eventos esportivos, culturais e sociais de grande relevância para a população. A lei, que redebeu o nº 7.143, de 31 de outubro de 2024,  vigora desde essa data.