Amazonas bate recorde em apreensão de drogas

Amazonas bate recorde em apreensão de drogas

Dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) mostram que o Amazonas registrou, durante o primeiro quadrimestre de 2024, o maior recorde de apreensão de drogas desde 2015.

Conforme o MJ, os números correspondem a 31.587 toneladas. Esse quantitativo representa o dobro da quantidade de entorpecentes apreendidos entre os estados da região norte e mais que a soma total dos nove estados da região nordeste juntos.

Os dados apresentados pelo MJ correspondem aos números já consolidados entre os meses de janeiro a agosto.

A esse montante serão somadas às mais de 5.787 toneladas apreendidas ao longo do mês de setembro. Esse quantitativo se somados as demais 31.587 toneladas retiradas de circulação durante o primeiro quadrimestre, o Amazonas chega a 37.374 toneladas somente em 2024.

Conforme os dados do Ministério da Justiça, o Amazonas lidera o ranking de apreensões de entorpecentes na região Norte, onde as mais de 31 toneladas apreendidas durante o primeiro quadrimestre, representa 67% de toda a droga apreendida na região.

As apreensões registradas no Amazonas, também, são maiores em relação à somatória das apreensões registradas entre os nove estados da região nordeste, que entre janeiro e agosto apreenderam 26.934 toneladas de drogas.

Maior apreensão de Cocaína

Em agosto deste ano, o Amazonas, a partir de uma operação conjunta entre as policias Civil (PC-AM) e Militar (PMAM), registrou a maior apreensão de cocaína e pasta-base de cocaína da história do estado, o que causou danos superiores a R$ 210 milhões ao narcotráfico.

Conforme dados da PCAM, este ano, somente por meio do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), já apreendeu mais de 10 toneladas de drogas, e somando operações realizadas com outras forças policiais, esse quantitativo sobe para mais de 13 toneladas e meia de entorpecentes apreendidos.

Os números representam o dobro do que foi apreendido pelo Departamento em 2023.

Apreensões nas Bases Fluviais

A partir do trabalho integrado das polícias Militar e Civil com apoio da Força Nacional e do Corpo de Bombeiros (CBMAM), cerca de 9,3 toneladas de entorpecentes foram apreendidas, pelas equipes empenhadas nas Bases Fluviais Arpão 1 e 2, Tiradentes e Governador Paulo Pinto Nery.

As equipes contam com auxílio dos cães de faro para narcóticos da Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIP-Cães) da PMAM. A Polícia Militar tem atuado em várias frentes e no meio fluvial com apoio dos cães de faro para narcóticos 

Os dados são do Governo do Estado do Amazonas

Leia mais

Amazonas não pode alterar unilateralmente normas de convênios interestaduais, confirma STF

O Supremo Tribunal Federal, com voto do Ministro Gilmar Mendes, reafirmou a relevância da harmonia federativa no tocante à tributação de combustíveis ao manter...

Devedor é indenizado após provar juros abusivos na dívida com Banco e perder o carro no Amazonas

O Tribunal de Justiça do Amazonas manteve a decisão monocrática proferida pelo Desembargador Cezar Luiz Bandiera, que, ao julgar o mérito de uma ação...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Amazonas não pode alterar unilateralmente normas de convênios interestaduais, confirma STF

O Supremo Tribunal Federal, com voto do Ministro Gilmar Mendes, reafirmou a relevância da harmonia federativa no tocante à...

Devedor é indenizado após provar juros abusivos na dívida com Banco e perder o carro no Amazonas

O Tribunal de Justiça do Amazonas manteve a decisão monocrática proferida pelo Desembargador Cezar Luiz Bandiera, que, ao julgar...

TRF mantém sentença que determinou a suspensão de registro empresarial e a regularização de CPF dos sócios

A 6ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), de forma unânime, negou a apelação da União...

TJ-SP mantém condenação de homem que desviou 28 toneladas de frutas

A 16ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve, em parte, decisão da Vara...